Disseminação de variante P1.2 no interior do estado de São Paulo preocupa cientistas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de junho de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A linhagem P1.2, mutação da cepa amazônica já está se espalhando pelo estado de São Paulo e pode ter chegado na nossa região

Autoridades da Vigilância Epidemiológica acompanham com preocupação a propagação da P1.2 em cidade do interior do estado

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista de Marília) aponta que a variante P1.2, a mutação da linhagem P.1 que surgiu originalmente em Manaus, já está se espalhando pelo estado de São Paulo.

Segundo o professor pesquisador da instituição, Vitor Engracia Valenti, isso preocupa já que ela pode ser ainda mais contagiosa.

“Ela é originada de uma variante que é mais agressiva e  pode crescer de modo a ganhar concorrência com outras linhagens como aconteceu com a P.1 e reinfectar as pessoas pela terceira vez”, explica Engracia.

Descoberta pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, a linhagem P1.2 também já foi identificada em território paulista nas cidades de Araçatuba e Presidente Prudente, região noroeste do estado.

Cidades da região

Cientistas acreditam que a chance dessa cepa ter chegado a cidades da região de Ribeirão Preto é de 20%, o que reforça a importância da vacinação para controle da transmissão.

Além das medidas preventivas habituais, como uso de máscara e distanciamento social, Engracia reitera a importância das vacinas.

Estudos com os imunizantes da Pfizer e AstraZeneca, por exemplo, demonstram que eles têm ação contra a maioria das 33 variantes do novo coronavírus identificadas no mundo.


+ Ciência