Crendice ou verdade: tomar banho depois da refeição pode mesmo fazer mal? Saiba aqui

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 3 de abril de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem nunca ouviu falar que nós não devemos tomar banho, molhar a cabeça, entrar no mar ou na piscina logo após uma refeição?

Muitos acham que é crendice popular, mas tomar banho logo após as refeições requer cuidado

 

Quem nunca ouviu falar que nós não devemos tomar banho, molhar a cabeça, entrar no mar ou na piscina logo após uma refeição?

Pois é, diferente de muitos outros sensos comuns que costumamos escutar no dia a dia – como aquele que beber leite e comer manga ao mesmo tempo faz mal – essa tese tem sim fundamentos lógicos, apesar de carregar o “exagero” da maioria das crenças populares.

Na verdade, poder tomar banho após uma refeição depende de diversos fatores.

Segunda a nutricionista Sara Bortoluz, alguns pontos precisam ser levados em consideração: a quantidade de comida ingerida, a temperatura da água, o tipo de banho a ser tomado (imersão ou chuveiro) e a intensidade dos exercícios a serem feitos, pois nosso estômago precisa de uma maior quantidade de sangue para realizar o processo de digestão dos alimentos.

“Cabe a cada um ter consciência do quanto comeu, se exagerou ou não, e o que fará logo após as refeições”.

“Um banho de chuveiro, por exemplo, em temperatura ambiente logo após uma refeição, não causa mal algum, uma vez que o corpo terá condições de conciliar suas funções durante a digestão, como se manter aquecido, irrigar o sangue por todos os músculos e digerir o que foi consumido”.

“Agora, se entrarmos na piscina ou no mar de água gelada e nadarmos com uma intensidade elevada, nosso organismo precisará regular a temperatura do corpo e também mandar sangue para que os demais músculos sejam capazes de realizar suas funções”, disse a especialista.

“O aumento dos batimentos cardíacos, por causa do esforço, impede que o sangue seja destinado a apenas uma função – a digestão”.

“Além disso, quanto maior a quantidade de comida ingerida, maior a quantidade de sangue necessária para realizar a digestão”.

“Com isso, o alimento fica por um tempo maior no estômago e no intestino. Dificultando-se o processo digestivo, a pessoa pode sentir enjoo, náuseas, suor frio e distensão abdominal”, finalizou.

O que devemos fazer?

Para cair na piscina e mergulhar, o tempo seguro varia de uma a duas horas após a refeição, dependendo do tipo de alimento ingerido.

Em caso de indigestão, é necessário repousar. Caso sinta azia, sais de frutas ou, até mesmo uma ameixa são recomendados para auxiliar na digestão.

Mas em situações mais graves, o atendimento médico deve ser procurado.

*Informações Portal Conquiste sua Vida


+ Cotidiano