Você conhece a taioba? Alimento é um grande aliado da boa saúde. Saiba o porquê

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 6 de novembro de 2023 às 16:00
  • Modificado em 6 de novembro de 2023 às 16:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimento tem propriedades incríveis que ajudam a promover a saúde das pessoas; saiba mais

Alimento tem propriedades incríveis que ajudam a promover a saúde das pessoas; saiba mais

A taioba, ou taioba mansa, é uma hortaliça rica em nutrientes como fibras, vitamina C, e minerais como potássio e magnésio que ajudam no combate ao envelhecimento precoce da pele, fortalecem o sistema imunológico e evitam doenças cardiovasculares.

Embora ofereça muitos benefícios para a saúde, apenas a taioba da espécie Xanthosoma sagittifolium, conhecida como taioba mansa, pode ser consumida.

Isto porque a taioba do tipo brava, conhecida como Colocasia antiquorum, é tóxica podendo causar asfixia, ardência e inchaço na boca e lábios.

A taioba é encontrada em feiras e supermercados e deve ser consumida apenas cozida ou refogada, podendo ser usada em preparações como saladas, omeletes e sopas, por exemplo.

Os principais benefícios da taioba são:

– Melhora o funcionamento do sistema digestivo, pois a taioba é rica em fibras que melhoram a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor, aumentando a formação do bolo fecal e acelerando o trânsito intestinal, sendo muito útil para combater a prisão de ventre.

– A contém ferro, um mineral essencial para a formação de hemoglobina, que é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue dos seres humanos.

Além disso, a taioba também também possui ácido fólico na sua composição, que é necessário para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis.

– O alimento é rico em vitamina B6, que é importante para aumentar a produção de neurotransmissores cerebrais, como GABA, serotonina e dopamina, que são responsáveis por manter e melhorar o humor, reduzir a ansiedade e a depressão, além de contribuir para aumentar a sensação de relaxamento do corpo e combater o cansaço.

Além disso, alguns estudos mostram que a vitamina B6 da taioba, por aumentar a produção de neurotransmissores no cérebro, pode ser útil para auxiliar no tratamento do autismo.

– Protege contra doenças cardiovasculares, já que as fibras presentes na taioba agem aumentando a digestão e diminuindo a absorção de gorduras provenientes da alimentação. Assim, auxilia na redução do colesterol ruim, que é a substância responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio ou aterosclerose, por exemplo.

Além disso, a taioba é rica em vitamina C, um potente antioxidante que ajuda a reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.

O potássio presente na taioba ajuda a reduzir a pressão alta, o que contribui para diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

– Melhora a saúde dos olhos por conter betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, importante para manter a visão, especialmente a visão noturna e por isso contribui para melhorar a saúde dos olhos.

Além do betacaroteno, a taioba também possui vitamina A na sua composição, o que aumenta a proteção aos olhos e evita problemas de visão como olhos secos e cegueira noturna.

– É rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo os ossos saudáveis e ajudando a prevenir o desenvolvimento de osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo, além de reduzir o risco de fraturas.

– A taioba também é rica em ácido fólico e vitamina A, vitamina B e vitamina C, que estimulam a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

– Por ser muito rica em betacaroteno, vitamina A e vitamina C, que são antioxidantes potentes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele, ajuda a combater os sinais da idade.

Além disso, a vitamina C presente na taioba também ajuda a estimular a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão, e a vitamina A protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol.

– Auxilia no combate aos problemas da tireoide por possuir cobre na sua composição, que é um mineral que ajuda a equilibrar os níveis de hormônios da tireoide, o que ajuda a combater ou prevenir problemas de tireoide como hiper ou hipotireoidismo.


+ Bem-estar