Saiba como usar a forma de gelo de diversas maneiras, dentro e fora da cozinha

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 00:13
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além do uso mais óbvio, o utensílio pode ser utilizado para diversas finalidades, dentro e fora da cozinha

Você sabia que a forma de gelo possui mais de uma utilidade? 

Além da mais óbvia de todas – fazer gelo! -, o utensílio serve para armazenar molhos caseiros, congelar papinhas de bebê, preparar doces e sobremesas, como bombons de chocolate recheados, e ainda pode ser usado fora da cozinha, como para fazer sabonetes artesanais reaproveitando os restos dos que ficam no banheiro. 

1. Use a forma de gelo para congelar diferentes tipos de molhos​

Embora não seja um método tão conhecido, uma das melhores maneiras de armazenar e congelar diferentes tipos de molhos, como o de tomate, é prepará-los sem nenhum tempero, colocar o creme nos quadradinhos da forma e levar ao freezer. 

Na hora de usar, basta desenformar a quantidade desejada e preparar normalmente temperando com alho, cebola, pimenta e outras especiarias. Fácil, né?

2. Armazene os seus temperos na forminha para usar em futuras receitas​

Para prolongar a vida útil de ervas frescas como sálvia, alecrim, tomilho e orégano, por exemplo, que tal congelar algumas misturas com azeite utilizando as forminhas? 

Basta escolher a erva de sua preferência, misturar com algumas especiarias, preencher os cubinhos com azeite e congelar. 

Depois, é só descongelar na hora de usar! E, por estar dividido em pequenos quadradinhos, você já conta com porções individuais do tempero.

3. Congele e descongele papinhas de bebê de forma fácil com a forma de gelo​


As papinhas de bebê são outro bom exemplo de como armazenar e congelar o ingrediente de forma fácil utilizando a forma de gelo. 

Além de preservar as propriedades nutricionais do alimento (por conservá-lo por mais tempo) e dividir em porções únicas, fica ainda mais fácil de descongelar a papinha depois de armazená-la na forma – basta descongelar em banho-maria e servir o alimento. 

Só não se esqueça de deixar a papinha por no máximo 2 meses no congelador! Mais do que isso, ela pode perder as suas propriedades e sabor.

4. Aprenda como fazer bombom com forminha de gelo​

Sabia que tem como fazer bombons usando apenas uma forma de gelo? 

Basta untar com um pouquinho de óleo (para facilitar na hora de desenformar os bombons), derreter 1 a 2 barras de chocolate em banho-maria e despejar um pouco do ingrediente sobre cada um dos cubos. 

Depois, leve a forma de gelo ao freezer por 5 minutos. Retire do congelador, recheie com pedaços de frutas ou cremes, como morangos, uvas, doce de leite e brigadeiros, despeje o restante do chocolate derretido por cima e congele novamente por cerca de 30 minutos. Ao final, os bombons estarão prontos!

5. Aposte em cubos de gelo saborizados​

Que tal fazer um delicioso café gelado com cubos de gelo saborizados com o próprio ingrediente? 

A dica vale para sucos, águas aromatizadas e outras bebidas refrescantes que normalmente são preparadas em dias de calor. 

Para não correr o risco de “aguar” a bebida, basta congelar pequenas porções do líquido e adicioná-las na hora de tomar a bebida.

6. Use a forma de gelo para fazer sabonetes artesanais​

Que tal criar um sabonete artesanal com uma forma de gelo e todos aqueles pedacinhos de sabonetes usados que ficam no banheiro? 

A dica, nesse caso, é guardar cada um desses pequenos pedaços em um recipiente – por um bom tempo -, cortar (ou ralar) os restos de sabão em uma bacia, preencher com água e deixar de molho por pelo menos 1 hora. 

Depois, você deve amassar com uma colher, misturar bem até ficar homogêneo e derreter em uma panela. 

Quando a mistura estiver consistente, preencha os quadradinhos da forma com o sabonete caseiro e leve à geladeira para endurecer.

7. Organize o material de costura ou artesanato dentro da forminha​

Ainda no quesito “fora da cozinha”, a forma de gelo também pode servir para guardar linhas, fitas, botões, miçangas e outros objetos de costura ou artesanato de maneira organizada. 

Você pode, por exemplo, aproveitar os espaços dos quadradinhos para organizar os itens por cor ou tamanho e deixar a busca muito mais intuitiva na hora de usá-los. 

Basta ter um pouco mais de cuidado com as formas de silicone – por ser um material mais sensível – e usar a criatividade.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano