Formula Chopp

Conheça 7 curiosidades para ajudar você a cuidar melhor do seu coração

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 9 de março de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O coração é, sem dúvidas, um dos principais órgãos do corpo humano, mas muitos não cuidam dele da forma adequada

Mudanças simples de hábitos diários podem ajudar a melhorar a saúde do coração

 

O coração é, sem dúvidas, um dos principais órgãos do corpo humano.

No entanto, é comum que alguns não cuidem tão bem dele e fumem, fiquem sedentários ou ainda tenham uma dieta que atrapalha seu bom funcionamento.

Mas, ainda dá tempo de mudar. Mesmo que se realizem apenas pequenas mudanças, como trocar um alimento por outro ou fazer algumas caminhadas, as chances de ficar doente já cairão drasticamente.

Por isso, conheça 7 curiosidades sobre o funcionamento do coração para auxiliar você a cuidar ainda melhor dele. Veja!

Sexo:

Estudo feito com homens entre 49 e 54 anos mostrou que ter um orgasmo ao menos 3 vezes por semana corta pela metade a chance de morrer de algum problema cardíaco.

E mais, estimativas apontam que uma sessão de sexo vibrante dobra a frequência cardíaca e queima 200 kcal, ou seja, o equivalente a uma caminhada de 15 min.

Rir:

Acredite, ter um ataque de riso, daqueles que fazem os olhos ficarem cheios de lágrima, faz muito pelo seu coração.

Pesquisas revelaram que gargalhar leva as paredes dos vasos sanguíneos a relaxaram, efeito esse que dura até 45 min depois da risada.

Como se sabe, muitos dos problemas que afetam o coração são causados por um estreitamento dos vasos, então, abra um sorriso e ria a valer.

Vinho:

Sempre se acreditou que o vinho tinto ajudava a manter a saúde do coração, pois a uva, que produz a bebida, é repleta de antioxidantes.

Agora descobriu-se que a polpa da uva que produz o vinho branco também contém substâncias que ajudam a proteger o órgão.

Portanto, tanto faz tomar uma taça de vinho tinto ou branco. Ambos são um brinde ao seu coração.

Chocolate amargo:

Um pedaço pequeno por dia é o suficiente. Assim, você não atrapalha sua dieta e ainda reduz os processos inflamatórios que provocam doenças cardíacas.

Quanto maior a porcentagem de cacau, mais flavonoides, substância aliada ao coração.

Durma bem:

A falta de descanso noturno promove o aumento do cálcio nas artérias, facilitando o entupimento dos vasos. Ele também aumenta o estresse, que comprime as artérias.

Na idade adulta, o ideal gira em torno de sete horas de sono por dia.

Atividade física:

Caminhar cerca de 2h30 por semana (o que daria menos de 20 minutos por dia) já reduz o risco de infarto em 30%. Pois a prática regular de atividades físicas diminui a pressão, controla o nível de açúcar no sangue e reduz o estresse.

Fibras:

Quanto maior a ingestão de fibras, menor a chance de um infarto. Elas baixam os níveis de colesterol ruim e aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

*Informações SportLife


+ Bem-estar