Como lidar com os diversos sintomas (e com a chatice) das gripes e dos resfriados

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 2 de março de 2024 às 18:03
  • Modificado em 2 de março de 2024 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma das medidas que podem favorecer esse processo é o repouso, fundamental para que o corpo se recupere

 

Uma das medidas que podem favorecer esse processo é o repouso, fundamental para que o corpo se recupere

Ninguém gosta de ficar doente. Por isso, é natural que, ao notar os primeiros sintomas de gripes e resfriados, com tosse, febre, coriza, cansaço, dor no corpo e falta de ar, você já comece a buscar formas de acelerar o processo de recuperação.

Uma das medidas que podem favorecer esse processo é o repouso, fundamental para que o corpo foque suas energias no combate à doença. Já para fortalecer o sistema imunológico, com a distribuição de nutrientes pelo organismo, é recomendado manter uma alimentação equilibrada e ingerir bastante água.

Todos esses fatores devem ajudar a prevenir a evolução do quadro para pneumonias, sinusites, otites e desidratação, por exemplo, resultando no alívio gradual dos sintomas até a cura total, em um período de cerca de sete dias.

Felizmente, também é possível reduzir os desconfortos provocados pela gripe de forma mais imediata, por meio de xaropes, analgésicos, antitérmicos e descongestionantes.

Outros cuidados

Além dessas medidas voltadas à recuperação, é importante que, quando houver suspeita de gripe, a pessoa lave as mãos com frequência, passe álcool em gel, use máscara e cubra o rosto com o braço sempre que espirrar ou tossir para evitar a disseminação do vírus.

No outono e no inverno, os cuidados devem ser redobrados, já que o tempo seco e frio favorece a ocorrência da doença, devido ao aumento das aglomerações em locais fechados, ao menor consumo de água e ao ressecamento das mucosas nasais.

Com informações do site WWW.minhavida.com.br


+ Bem-estar