Com reinvenção e criatividade, CCI Lions Sobral conclui atividades de 2020

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 00:15
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesta sexta-feira, 18, a entidade encerra os atendimentos do ano e depois retoma em janeiro de 2021

O CCI – Lions Sobral de Franca, localizado no Jardim Redentor, conveniado com dois projetos junto a Prefeitura, está concluindo nesta sexta-feira, 18, suas atividades com os mais de 300 usuários.

São pessoas idosas acima de 60 anos e ainda um grupo adicional, mais vulnerável, que integra o programa denominado de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

Um dos grandes diferenciais neste ano atípico, por conta das medidas restritivas impostas pela pandemia, é que equipes gestoras, monitores, educadores e colaboradores em geral, com o efetivo envolvimento dos beneficiários, buscaram fórmulas para que as atividades não parassem ao longo do ano.

O que ocorreu foram ajustes no comportamento, mudanças no formato das relações, com as restrições e mil e uma maneiras de tratar das temáticas cotidianas da instituição, com os cursos, atividades artesanais, de esporte, culturais, música, violão, crochê e outros. 

Houve também um esforço que levou aprendizado tanto para quem estava no balcão da instituição, como para os usuários que estavam em sua casa, aprendendo a manusear celular, computador e a trabalhar em equipe por meio de aplicativos como WhatsApp.

Nesse ambiente de muita interação, segundo a coordenadora do Centro de Convivência, Iraci Procópio Bortolado Pereira, é que foram ressurgindo atividades artesanais variadas. 

Houve um momento-memória, que uma turma de 4 pessoas idosas foram até ao CCI e plantaram ervas aromáticas e medicinais. 

Também foram feitas doações de máscaras, cestas básicas com auxílio de pessoas e empresas parceiras, lives com nutricionistas para uma alimentação saudável na pandemia, cardiologista para informar a importância de se exercitar na pandemia, com o chefe do cartório eleitoral sobre as eleições realizadas, psiquiatra para falar das doenças emocionais, psicólogo, lives com a banda formada pelos próprios colaboradores para levar alegria e descontração nos lares.

Na última semana, no ápice das comemorações desse momento ímpar, viabilizado com essa integração, os beneficiados do grupo de Fortalecimento de Vínculos participaram de uma brincadeira de ‘Amigo Invisível’ online das mais divertidas com o envolvimento de todos, auxiliados por monitores ou em suas casas pelos familiares. 

Nesta sexta-feira, 18, a entidade encerra os atendimentos do ano e depois retoma em janeiro de 2021, com o mesmo pique e disposição para superar esse quadro adverso e continuar propiciando momentos saudáveis aos seus idosos.


+ Cotidiano