Chuva de meteoros será visível no céu de Franca na madrugada de 5ª para 6ª-feira

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 29 de julho de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eles são mais visíveis entre 2h e 3h, quando a enfraquecida constelação de Aquário – o ponto radiante da chuva de estrelas – está mais alta no céu

O observador poderá ver de 10 a 20 estrelas cadentes por hora. O duro é enfrentar o frio da madrugada de Franca

Na noite desta quinta-feira (29) e madrugada desta sexta-feira (30), a chuva de meteoros Delta Aquáridas iluminará o céu, podendo ser vista por todo o Brasil.

Enquanto a Terra orbita o sol, ela encontra a órbita assimétrica de um cometa, cuja superfície gelada deixa para trás poeira e rochas à medida que aquecem com o calor do sol.

Quando essas rochas espaciais caem em direção à nossa atmosfera, “a resistência – ou arrasto – do ar na rocha a torna extremamente quente”, de acordo com a Nasa.

“O que vemos é uma ‘estrela cadente’. Essa faixa brilhante não é realmente a rocha, mas sim o ar quente brilhante à medida que a rocha quente passa pela atmosfera. Quando a Terra encontra muitos meteoros ao mesmo tempo, chamamos isso de chuva de meteoros”.

Cometa

Possivelmente de origem no Cometa 96P Machholz, a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul ocorre em qualquer momento entre 12 de julho e 23 de agosto todos os anos.

Este ano, o pico será nas noites de 29 e 30 de julho. A Alfa Capricornídeos, uma chuva de meteoros mais fraca, também atinge o pico nessas mesmas noites.

Conhecida por emitir bolas de fogo brilhantes durante seu pico, a Alfa Capricornídeos será visível para todos.

Os meteoros, em torno de 10 a 20 por hora, voam a cerca de 145 mil quilômetros por hora.

Constelação

Eles são mais visíveis entre 2h e 3h, em todos os fusos horários, quando a enfraquecida constelação de Aquário, o Portador da Água – o ponto radiante da chuva – está mais alta no céu, de acordo com EarthSky.

Se você sair por cerca de 30 minutos antes da chuva de meteoros, seus olhos podem se ajustar à escuridão, de acordo com a Nasa.

Você não precisa usar um telescópio e não é preciso se concentrar tanto em pontos radiantes, pois os meteoros aparecerão em todas as partes do céu, aconselhou a EarthSky.


+ Ciência