Beber água é muito importante para a saúde. Mas na quantidade errada, pode fazer mal

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de março de 2024 às 06:30
  • Modificado em 24 de março de 2024 às 06:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vários fatores têm que ser considerados no momento de calcular a quantidade de água diária

 

Vários fatores têm que ser considerados no momento de calcular a quantidade de água diária

Acredita-se que todos os adultos precisam beber cerca de dois litros de água por dia, no entanto, essa quantidade é uma estimativa.

Isso porque a quantidade exata de água que cada pessoa necessita ingerir diariamente varia de acordo com o peso, idade, estação do ano e outros fatores, como prática de atividade física, por exemplo, já que durante o exercício se perde mais líquidos através do suor, sendo necessário consumir mais água.

A água corresponde a cerca de 60 a 70% da composição corporal total e é fundamental para o bom funcionamento do organismo, por isso a forma mais adequada para saber qual a necessidade diária de água é através de um cálculo que leva em consideração o peso e a idade da pessoa.

Para saber uma estimativa de quanta água você precisa beber por dia, assista o vídeo a seguir:

A explicação

Para descobrir a quantidade de água que se deve ingerir por dia, a calculadora utiliza os seguintes valores, que variam de acordo com a idade:

Adultos -!Quantidade de água por kg ao dia:

Jovens até os 17 anos 40 ml por cada kg

18 a 55 anos 35 ml por cada kg

55 a 65 anos 30 ml por cada kg

Mais de 66 anos 25 ml por cada kg

Pessoas que praticam atividade física precisam tomar mais de cerca de 500 ml a 1 litro de água por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante o treino.

Além disso, é importante lembrar que as diferenças de temperatura também podem influenciar a quantidade de água recomendada por dia.

Dessa forma, para saber com maior precisão quanta água se deve beber é aconselhado consultar um nutricionista, que poderá levar em consideração outros fatores além da idade e peso.

Alerta

A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não é necessário esperar ter sede para beber água.

Outros sinais de desidratação são boca seca e urina amarela-escura e com cheiro forte. Caso a pessoa apresente estes sintomas, é recomendado beber água, sais de reidratação oral, soro caseiro ou água de coco e se os sintomas persistirem, é aconselhada uma consulta médica.

Tomar muita água faz mal?

Tomar mais água do que o indicado para a idade e peso da pessoa pode ter efeitos negativos principalmente para quem tem doenças, como insuficiência renal ou cardíaca.

Porque nessas condições, o organismo não consegue eliminar o excesso de água, podendo provocar inchaço no corpo todo, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, desequilíbrio dos minerais na corrente sanguínea e sobrecarga dos rins.

Além disso, pessoas que estão abaixo do peso ideal para idade e altura também não devem beber mais de 1,5 litros de água por dia, isso porque podem ficar com o sangue muito diluído, com uma baixa concentração de sódio, o que pode provocar tremores e confusão mental.

Por outro lado, o consumo de mais de 2 litros de água por dia por pessoas que não possuem doenças ou que estão no peso ideal para idade e altura não faz mal a saúde, o máximo que pode acontecer é aumento da frequência urinária.

Porque beber água todos os dias?

Beber água ajuda a emagrecer, favorece a hidratação das fezes no caso de prisão de ventre, favorece a produção de enzimas e de saliva para a digestão, e melhora a aparência da pele. Além disso, a água é o principal constituinte do corpo humano, sendo importante para o metabolismo, já que todas as reações do organismo necessitam de água.

A água é vital para o controle da temperatura corporal, circulação sanguínea e a formação de urina, que é responsável pela eliminação de resíduos do corpo.

Apesar dos sucos, sopas e frutas conterem água, é muito importante beber água na sua forma natural, pois o corpo perde água ao respirarmos, pelas fezes, suor e pela urina, sendo necessária a sua reposição para manter o balanço de água no corpo.

Beber água em jejum faz bem para o organismo porque estimula o sistema gastrointestinal após um longo período de jejum, melhorando o funcionamento dos intestino.


+ Bem-estar