Bancos terão de orientar sobre educação financeira a cliente que pedir empréstimo

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 1 de janeiro de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A determinação é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, que pretende reduzir os casos de endividamento no país

A partir de 2024, os bancos deverão dar orientações sobre educação financeira aos clientes que pedirem empréstimo ou financiamento.

A determinação é do Banco Central, que pretende reduzir os casos de endividamento no país.

Segundo a instituição, o número de pessoas inadimplentes há mais de 90 dias passou de dez milhões para quase 16 milhões nos últimos sete anos. Trata-se de um aumento de mais de 55%, segundo o portal Notícias R7.

Febraban 

Criada em parceria com o Banco Central, a plataforma Meu Bolso em Dia é a primeira do gênero a fazer uso de inteligência artificial para oferecer ao usuário recomendações de jornadas personalizadas ao seu perfil ou ao seu problema financeiro.

Com o objetivo de ajudar os brasileiros a saírem das dívidas, a Febraban lançou nova campanha de educação financeira, agora com o ator e comediante Leandro Hassum, lembrado por personagens com problemas financeiros.

Com o tema “Hassumcina Comigo”, em novembro passado foram exibidos filmes que convidam os brasileiros a conhecer a plataforma gratuita Meu Bolso em Dia, da Febraban , e sair do “Perrengose” (das dívidas), com o humor característico dos personagens que Hassum costuma interpretar.


+ Finanças