Aprenda a combater o mau hálito e evitar constrangimentos durante ceia de Ano Novo

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 30 de dezembro de 2023 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muita gente tem, nem percebe e passa vergonha perto de outras pessoas

Muita gente tem, nem percebe e passa vergonha perto de outras pessoas

Você acorda de manhã, sente aquele gosto estranho na boca e logo sente o mau hálito. Apesar de incômodo, o mau hálito matinal é considerado uma condição fisiológica natural. Ainda mais neste réveillon, quando nos aproximamos mais das das pessoas.

Ele ocorre durante o sono porque o fluxo salivar diminui enquanto estamos dormindo. E o cheiro parece colar nas pessoas o dia todo!

Alimentos errados

O consumo de alimentos como alho e temperos com cebola e salsinha deixam um odor característico remanescente na hora do sono.

Além disso, a ingestão de álcool também provoca ressecamento das mucosas e favorece a troca de pele do revestimento mucoso, causando mau hálito.

Como evitar

Uma das formas mais eficazes de

evitar o mau hálito é a boa escovação durante a noite, utilizando fio dental e higienizar o dorso da língua com uma escova de cerdas macias ou com higienizador lingual específico.

“Uma dica simples e eficaz é a ingestão de água. Sempre que acordar no meio da noite, tome um pouco”, afirma o dentista Edson Pedrazzi.

Como saber?

No Brasil, cerca de 3 em cada dez pessoas sofrem de mau hálito e acabam não percebendo por se acostumarem com o odor.

A halitose possui tratamento e pode ser diagnosticada no consultório do dentista. A utilização de enxaguante bucal deve resolver o problema se utilizado por uma semana.

Quando recorrer ao dentista

Se o mau hálito persistir, é recomendada a consulta com um dentista. Pelo menos 90% das halitoses são de origem bucal e podem ser prevenidas utilizando um enxaguante bucal.

Se os sintomas persistirem, o paciente deve buscar uma complementação consultando um médico.


+ Bem-estar