Autoridades de saúde de Franca pedem cuidados para evitar o coronavírus

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de dezembro de 2020 às 22:19
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Governo do estado de SP publicou novas regras na última sexta, por conta do aumento de casos de covid-19

 A Prefeitura de Franca, a princípio, não deve publicar nenhuma medida modificando as orientações em vigor com relação as medidas de segurança contra a Covid-19, por conta da nova orientação do Governo do Estado através do Plano SP, divulgado nesta sexta-feira. 

Considerando a peculiaridade do trabalho feito pelo Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento da Pandemia, caberá à Secretaria Municipal de Saúde editar e publicar uma Resolução com normas protocolares disciplinando o funcionamento de escolas e faculdades, especialmente no tocante a realização de provas e vestibulares nesse final e começo de ano.       

O secretário de Saúde, Luiz Carlos Vergara, reiterou o apelo às pessoas de modo geral, para que apliquem a lei do bom senso e da responsabilidade, tanto para si mesmas como com aqueles que querem bem, sejam familiares ou amigos. 

Isso significa não frequentar ambientes com aglomerações, manter os hábitos de higiene em todos os locais, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel sempre que possível e utilizar as máscara toda vez que sair nas ruas.

Para as festividades de final de ano, advertiu o Secretário de Saúde, ‘é fundamental que cada pessoa exerça o seu papel, evite ambientes com aglomerações e adote as medidas de distanciamento necessária para evitar a disseminação da doença’. 

Da parte da Prefeitura e do setor de Fiscalização, haverá todo o empenho no sentido de atender as recomendações do Governo Estadual, mas por mais esforços que façam, se cada pessoa não tiver a consciência e colaborar não há como atender todas as solicitações, mesmo com os efetivos da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar oferecendo suporte. 

Orientações do Estado​ 

A orientação é que sejam observadas as recomendações do Plano SP, onde o consumo de álcool em bares e restaurantes fica permitido até as 20h; lojas e shoppings com seus expedientes ampliados para 12h e os cuidados para evitar aglomerações. 

Essas são algumas das novas medidas de controle da pandemia para atividades não-essenciais em todas as regiões do Estado. 

Bares vão encerrar o atendimento presencial às 20h, enquanto restaurantes e lojas de conveniência em perímetro urbano só poderão vender bebidas alcoólicas até as 20h e deverão fechar às 22h.

Já o comércio em geral e shoppings retomam o expediente de 12 horas diárias com fechamento às 22h, como forma de evitar aglomerações. 

Essas regras valem a partir deste sábado (12). A capacidade de público em bares e restaurantes segue limitada a 40% da capacidade de cada estabelecimento. 

A permanência de clientes em pé está proibida, e cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas. 

O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro, com aferição de temperatura e acesso a álcool gel nos acessos aos estabelecimentos.

A Vigilância Sanitária, tel. 3711-9415 e a Guarda Civil (3724-1033), estarão com equipes reforçadas para eventuais intervenções durante todo o final de semana. 

Mas conforme o recomendado pelo Secretário de Saúde, cabe a cada pessoa tomar as precauções necessárias, pois o vírus continua ativo e vem aumentando os registros positivos, certamente por conta dessa falta de comprometimento de muitas pessoas.


+ Cotidiano