Até em decisões difíceis, pessoas dão um jeitinho e recorrem a “atalhos cerebrais”

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de outubro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo com anos de conhecimento acumulado, na hora da pressão, o cérebro pode optar pelo caminho mais fácil

Na hora de tomar decisões, cérebro procura atalhos para resolver o problema

 

Para tomar decisões complexas sob pressão, o cérebro humano pode encontrar atalhos que simplificam o problema.

Por exemplo: quando um pedaço de comida cai no chão e você decide pegar de volta e comer considerando a regra dos 5 segundos, sem avaliar todas as implicações que isso pode ter para a sua saúde, a escolha é feita por um atalho.

Uma pesquisa publicada na revista Science mostra que essa rede neural (conhecida como heurística) também é usada em situações mais difíceis como, por exemplo, um parto.

Analisando dados de 86 mil partos durante 21 anos, cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst descobriram que um obstetra que passou por complicações em um procedimento é mais propenso a escolher outra forma de parto para a próxima paciente.

“Complicações durante um parto normal aumentam a chance de uma cesárea na próxima paciente em 3,6%. Se o problema aconteceu por conta da cesárea, a possibilidade de um parto normal em seguida aumenta 3,4%. É um efeito considerável, já que essa possibilidade deveria ser zero”, explica a pesquisadora Manasvini Singh, em artigo publicado na plataforma de divulgação científica The Conversation.

Ela diz que essa mudança de decisão acontece por uma alteração na rede neural. Os pesquisadores querem entender porque o cérebro desiste de todas as informações e conhecimento acumulados por anos e optam por um caminho mais simples — se deu errado, é necessário mudar.

Singh diz que uma maneira de tentar resolver esse problema é apostar na tecnologia: algoritmos podem ajudar a avisar quando os médicos tomam decisões sem fundamento, e a identificar pacientes que sejam beneficiados por um ou outro tratamento.

*Informações Metrópoles


+ Ciência