Anda dormindo mal? Veja 5 erros que atrapalham a qualidade do seu sono!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de novembro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O indicado é dormir de 7 a 9 horas por noite mas, muita gente não consegue porque demora a dormir ou desperta antes do dia nascer

Ter uma boa noite de sono é o sonho de muita gente – saiba como conseguir

 

Ter uma boa noite de sono é o sonho dourado de muitas pessoas. Após a chegada dos smartwatchs, o tempo dormido por noite virou até um símbolo de ostentação em redes sociais.

O recomendado para adultos é de 7 a 9 horas, mas, muita gente não consegue, seja porque não adormece ou porque desperta no meio da noite. De maneira genérica, os dois problemas são chamados de insônia.

Se você faz parte do grupo dos que dormem mal, é bom prestar atenção se não está cometendo um dos seguintes erros:

1. Beber antes de dormir

A recomendação é não fumar ou beber álcool, chá ou café pelo menos 6 horas antes de ir para a cama.

Em entrevista ao The Sun, o personal trainer e especialista em vida saudável Tim Goodwin explicou porque a bebida prejudica a qualidade do sono.

“O álcool bloqueia o sono REM, que ajuda no processamento emocional. Se você beber, acordará durante a noite sem perceber e se sentirá com ressaca pela manhã“, afirma.

2. Dormir muito no fim de semana

Para retomar o controle do sono, é importante tentar acordar e ir dormir no mesmo horário todos os dias.

“Tenha determinação para acordar na mesma hora todos os dias – independentemente de ser fim de semana ou não. Aos domingos, se permita um pouco mais de sono, mas não ultrapasse uma hora, mais que isso pode atrapalhar seu ritmo circadiano”, completou Goodwin.

3. Cochilar durante o dia

Ainda que você esteja caindo, esqueça a soneca reparadora no meio dia. Ela atrapalha o funcionamento do seu corpo, confundindo-o em relação ao horário de dormir e acordar, o que bagunçará todo o seu ciclo circadiano.

4. Se expor à luz na cama

A exposição à luz afeta a capacidade do cérebro de produzir melatonina, o hormônio que nos estimula a dormir.

É por isso que uma regra de ouro é evitar o uso de celulares, tablets e computadores ao menos uma hora antes de se deitar. Também é importante garantir uma boa cortina para o quarto para não levantar muito cedo.

5. Comer antes de dormir

Quem tem dificuldades para dormir deve evitar grandes refeições antes de ir para a cama. Outra indicação é que não se use o local para comer, mesmo que seja um pacote de bolachas ou alguns salgadinhos.

“Em última análise, isso confunde seu cérebro em relação à linha entre o sono e o não sono”, afirmou Tim Goodwin, o especialista em vida saudável, ao The Sun.

*Informações: Metrópoles


+ Bem-estar