Agora é lei: fabricantes de vacinas veterinárias podem fazer vacinas contra covid-19

  • Robson Leite
  • Publicado em 16 de julho de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tendo em vista a necessidade de produzir vacinas para os brasileiros, governo concede autorização para estabelecimentos veterinários

Com a assinatura presidencial, laboratórios veterinários vão poder produzir vacinas contra o coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto que autoriza estabelecimentos fabricantes de vacinas veterinárias a produzir imunizantes contra a Covid-19 e o ingrediente farmacêutico ativo (IFA).

A matéria havia sido aprovada pelo Senado no último dia 23 de junho.

Pelo texto, os estabelecimentos veterinários terão de cumprir as mesmas normas sanitárias e exigências de biossegurança exigidas dos estabelecimentos que produzem as vacinas de uso humano.

A proposta também prevê que as instalações dentro de uma mesma fábrica destinadas à produção, envasamento, etiquetagem, embalagem e armazenamento de produtos veterinários sejam fisicamente separadas das estruturas industriais voltadas ao uso humano.

Caso não seja possível separar os locais de armazenamento, os estabelecimentos poderão colocar os dois tipos de imunizantes no mesmo recinto, desde que haja autorização de autoridade sanitária federal e uma metodologia para diferenciar as vacinas veterinárias e humanas.


+ Ciência