Acalma o cérebro e ajuda a reduzir sintomas de epilepsia: conheça a sonata de Mozart

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de outubro de 2021 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ouvir apenas 30 segundos de uma música de Mozart acalma áreas do cérebro e pode prevenir convulsões em pessoas com epilepsia resistente a medicamentos

Mozart

Música de Mozart é capaz de acalmar o cérebro

 

Ouvir apenas 30 segundos de uma música de Mozart acalma áreas do cérebro e pode prevenir convulsões em pessoas com epilepsia resistente a medicamentos, revela um novo estudo.

Os pesquisadores descobriram que a “Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K 448)” pode ter o poder de reduzir os picos de atividade elétrica associados à epilepsia no cérebro.

Pessoas que ouviram essa grande composição da música clássica tiveram aumentos substanciais em seus efeitos terapêuticos, descobriram as pesquisas.

A peça para “quatro mãos”, escrita em 1781, veio à tona pela primeira vez no início dos anos 1990, quando um estudo descobriu que ouvir a sonata de Mozart levou a um aumento na habilidade de raciocínio espacial.

Esse resultado, que ficou conhecido como Efeito Mozart, foi estudado em uma variedade de campos nas últimas décadas – incluindo a epilepsia.

Neste estudo, os pesquisadores usaram eletroencefalogramas em 16 adultos com epilepsia resistente a medicamentos enquanto ouviam uma série de clipes de 15 ou 90 segundos – incluindo a peça de Mozart.

Ouvir K 448 foi associado a uma redução média de 66,5% no número de picos de atividade elétrica associados à epilepsia em todo o cérebro.

Essas reduções foram encontradas em maior medida nas coágulos frontais esquerdo e direito do cérebro, partes do cérebro envolvidas na regulação das respostas emocionais.

A única sonata de Mozart para dois pianos foi escrita aos 25 anos para Josepha von Auernhammer, uma de suas alunas mais promissoras, que se tornou uma das principais pianistas e compositoras da Áustria. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports.

Ouça a famosa música de Mozart no vídeo abaixo:

*Informações Hypeness


+ Ciência