O seu filho pode ser um precioso ajudante nas tarefas de casa. Confira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de abril de 2016 às 17:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os pequenos podem ficar responsáveis por colocar e tirar os pratos da mesa, por exemplo

​Todo mundo sabe como é difícil para as mães, hoje em dia, conciliar as tarefas domésticas com o trabalho e ainda cuidar dos filhos, do marido e de toda rotina que envolve a família inteira.

Se os filhos ajudassem nas pequenas tarefas rotineiras, como: recolher as toalhas molhadas, tirar os pratos da mesa, colocar e tirar a mesas do almoço e jantar, recolher os brinquedos espalhados, guardar os materiais escolares, irião colaborar um pouco com as atividades pertinentes a eles próprios e minimizaria muito o trabalho.

Pois saiba que se você passar a estimular seu filho a ajudá-la e envolvê-lo nas tarefas cotidianas, essa situação pode  sereverter. Confira nossas dicas a esse respeito:

1 – Descubra o que eles gostam de fazer 

Permita que eles escolham o que mais se identificam. Dar liberdade aos filhos e elogiar sempre o trabalho deles é fundamental para alcançar o objetivo e principalmente para uma relação harmoniosa.

2- Trace uma rotina

A rotina da casa e da família é o que faz com que tudo se organize melhor. Estipular horários para obrigação e para o lazer pode evitar que a criança ou o adolescente se sinta perdido ou sobrecarregado.

3 – Mostre possibilidades

Lavar ou secar a louça costuma ser o grande fantasma para os filhos. Opte por mostrar outras possibilidades a eles como ensinar a preparar um prato que a família consuma com frequência. Assim você pode estipular que, naquele dia da semana, quem cuida do almoço é ele.

4 – Brinquedos espalhados

Quanto aos brinquedos existe uma técnica que funciona muito bem. Brincou, guardou. Os pais podem até ajudar no caso de crianças menores, mas é importante que elas aprendam que após o uso tudo deve voltar ao seu lugar.

5 – Roupas pela casa

Um dos maiores incômodos dos pais é quando os adolescentes deixam roupas espalhadas pela casa. Uma dica para estimular a arrumação é exatamente o oposto da organização: experimente deixá-las exatamente no mesmo lugar! Isto serve para que seu filho não tenha mais o que vestir quando for necessário. Assim que chegar o momento, ele mesmo falará sobre o assunto e dará abertura para uma boa conversa.

Agora ponha em prática e certamente vai ver mudanças em sua família, boa sorte!