Como organizar seu tempo para não acumular atividades no dia a dia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de abril de 2016 às 16:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com planejamento dos afarezes, você ganha mais tempo para investir em você e em sua família

A noite já chegou e você tem a impressão que não fez metade daquilo que devia ter feito. As tarefas são inúmeras, os afazeres parecem não ter fim, e pelo jeito sua organização foi pelos ares.

Todos os dias é a mesma coisa, nada funciona, nada flui como o esperado e as coisas vão se acumulando cada vez mais, seja no trabalho ou em casa.

Para que isso não aconteça mais é preciso que você estabeleça as prioridades em sua vida e não fique refém daquilo que parece ser uma verdadeira bagunça.

O Jornal da Franca dará a você algumas dicas para facilitar o seu dia a dia sem corre, corre, para que ganhe tempo em todos os aspectos, confira:

1. Faça um planejamento de atividades e organize-as conforme a importância e urgência. Considere fatores como trânsito, tempo de deslocamento e esperas.

2. Não conseguiu escapar do trânsito? Aproveite-o para ouvir música ou notícias no rádio, fazer cursos de idiomas ou outro tema em áudio.

3. Trinta minutos, três vezes por semana, são suficientes para criar uma rotina de caminhada, corrida ou pedalada.

4. Tire proveito da tecnologia. O celular e a internet podem ajudá-lo a se organizar, com ferramentas como calendário, alertas e aplicativos bancários. Só não se esqueça de observar as regras de segurança!

5. Para se organizar melhor no trabalho, deixe as atividades mais difíceis para a parte da manhã.

6. Você não é uma máquina. Depois de atividades que exigem esforço e concentração, permita-se uma pausa de pelo menos cinco minutos para relaxar. Tome um café ou uma lufada de ar fresco.

7. Aprenda a se impor limites. Às vezes, o mais saudável é dizer “não” a algumas solicitações de tarefas que não estavam agendadas e que vão complicar o seu planejamento.

9. Por mais que pareça produtivo, trabalhar além do horário todos os dias denota falta de planejamento. Praticar esporte demais também não é bom. A palavra aqui é equilíbrio.

10. Estabeleça recompensas. Por exemplo: se conseguir cumprir as tarefas agendadas para o dia marque um encontro com amigos. Foi à academia com preguiça? Então que tal um jantar especial? Você merece!