Professora francana faz curso em Portugal realizado com apoio do poder público

  • Marcia Souza
  • Publicado em 4 de março de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Educadora, a princípio, teve pedido de curso negado por Secretaria de Educação de Franca; vereadores ajudaram

Educadora, a princípio, teve pedido de curso negado por Secretaria de Educação de Franca; vereadores ajudaram

A educadora da rede pública de ensino de Franca, Márcia Aparecida Prates Albuquerque, esteve na Câmara Municipal de Franca para falar sobre uma experiência internacional vivida por ela.

Em setembro do ano passado, Márcia esteve na Câmara durante a 33ª Sessão Ordinária e fez apelo aos vereadores para auxiliarem junto à Prefeitura para participar de um curso internacional.

O curso em questão foi realizado em Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pelo Instituto Politécnico do Porto.

Inicialmente, Márcia Albuquerque teve o pedido autorização negado pela Secretaria Municipal de Educação e só conseguiu após recorrer à ajuda dos vereadores.

A educadora, inicialmente, falou sobre a experiência pessoal. “Não foi fácil, mas nada na minha vida até hoje foi. Eu não sou francana de nascimento, sou natural de Foz do Iguaçu, porém, meus pais e meus avós vieram para Franca eu ainda era pequena, estudei aqui, me formei, me casei, constituí família e me considero francana de coração”, afirmou.

Márcia ainda comentou sobre a necessidade de políticas públicas que apoiem a educação e fez apresentação de mensagens e textos no telão do Plenário.

Sobre o curso que participou em Portugal ela apresentou fotos e destacou projetos desenvolvidos em parceria nas áreas de saúde e educação.

“Para o Brasil atingir os níveis desses países desenvolvidos estima-se que sejam 260 anos. Imaginem só, isso se os professores continuarem fazendo seu melhor, fazendo além”, destacou.

Ela citou projetos que estão em andamento na Escola Aldo Prata e enfatizou as conquistas com parcerias e apoio. Em seguida, cobrou mais envolvimento e participação dos órgãos públicos e famílias.

“Estou farta de ouvir que a responsabilidade é só nossa, porque fazemos além. Sempre colocam a responsabilidade nas costas dos professores”, desabafou Márcia.

Segundo a professora, o que falta é diálogo e parceria para o setor público avançar. “Foi o que vi em Portugal e vocês podem confirmar. Basta acompanhar as avaliações internacionais. Existem parcerias, estou pedindo para essa Casa de Leis que algo seja feito nesse sentido”, finalizou.

Os parlamentares parabenizaram a educadora pelas conquistas e se colocaram à disposição para cobranças junto ao Poder Executivo.


+ Política