Francanos se viram para fazer a limpeza das casas em meio ao racionamento de água

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 27 de setembro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Como fazer a limpeza se a cidade enfrenta racionamento de água devido à estiagem que baixou a vazão dos mananciais de captação?

Essa foi a cena mais vista nas casas de Franca depois da tempestade de poeira (Foto: Reprodução EPTV)

Após a tempestade de terra no domingo (26), moradores de Franca fazem o melhor possível para limpar casas e estabelecimentos comerciais nesta segunda-feira (27).

Mas como fazer a limpeza se a cidade enfrenta um racionamento de água devido à estiagem prolongada que baixou a vazão dos mananciais de captação?.

Nesta segunda-feira, 223 bairros enfrentam um corte no abastecimento que vai durar 36 horas.

A Sabesp começou o racionamento de água pelo Bloco “A”. As residências deste bloco tiveram água cortada à zero hora deste dia 27 e vão ficar sem água até as 24 horas também desta segunda-feira (27). Portanto, as casas ficarão sem água por 24 horas.

Blocos A + B

Mas, por volta das 11 horas desta segunda-feira (27), a Sabesp cortou a água das residências que ficam no Bloco “B”, que vão ficar sem água até as 24 horas de terça-feira (28).

A medida mais rígida adotada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve seguir até quarta-feira (29).

Ao invés da mangueira, o balde com água foi o recurso utilizado por muita gente.

Afetado pelo racionamento mais drástico nesta segunda, o engenheiro civil Marcelo Novo teve que se esforçar com a família para fazer a limpeza. A nuvem gigante de poeira que cobriu a cidade deixou marcas principalmente na varanda dele. Mas a sujeira também entrou no imóvel pelas frestas.

Pó para todos os lados

“Hoje de manhã a casa estava de perna para o ar, cheio de pó, poeira nos móveis todos, todos os cantos têm pó. A casa está toda empoeirada”, disse Marcelo.

Ele destacou que sua casa só vai ter água só terça-feira (28) após o almoço. Ele diz que tem uma reserva de água, mas não dá para usar para fazer a limpeza.

“Vai ter que pegar a água da piscina para dar uma limpada na varanda. Lá dentro vai ser conforme der. A gente não pode usar tudo a água e correr o risco de ficar sem”, diz.

Com informações do G1 Ribeirão e Franca


+ Cotidiano