Neste mês de agosto tem a “Lua Azul” nos céus de Franca, além de chuvas de estrelas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 4 de agosto de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser diferentes de acordo com sua posição no país.

Neste mês de agosto será possível ver nos céus de Franca o teste de uma nova espaçonave, a chuva dos meteoros Perseidas e até mesmo uma “Lua Azul”.

Nos dias 11 a 12 de agosto acontecerá o pico da chuva dos meteoros Perseidas, que ocorre anualmente entre meados de julho até o final de agosto.

Ela será visível a partir da 01h40, quando a constelação de Perseus surgir no horizonte ao noroeste. Mas o melhor momento para observar o fenômeno é pouco antes do amanhecer, quando a constelação estará no ponto mais alto no céu.

Sob condições ideais, ou seja, céu limpo e em um local livre de poluição luminosa, o site In the Sky estima que será possível observar até 44 meteoros por hora.

Segundo o portal Olhar Digital, no dia 22 de agosto acontece a Lua Cheia de agosto, chamada de “Lua Azul”. Ela tem esse nome por ser a terceira de uma estação com quatro luas cheias.

Como se orientar

Para acompanhar os eventos astronômicos você pode usar um velho truque, uma bússola ou um app de astronomia em seu celular.

O velho truque é baseado numa frase que você deve ter aprendido na escola: “o sol nasce a leste e se põe a oeste”.

Fique em pé e estique os braços, com o direito apontando para o nascente, e o esquerdo para o poente. Então você terá o leste à direita, o norte à frente, o oeste à esquerda e sul atrás de você.

Quanto às bússolas, quem usa um iPhone não precisa de um app extra: basta usar o “Bússola”, que é parte do iOS. Para Android a recomendação é o “Apenas uma bússola”, que é bonito, simples, gratuito e sem anúncios.


+ Ciência