Saiba o que ajuda a manter o estresse sob controle, diminuindo chances de um infarto

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 11 de julho de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quer se manter longe dos problemas do coração? Então deixe o estresse sob controle. Confira como ele pode influenciar um infarto e como evitá-lo

Carga de nervosismo e estresse pode influenciar diretamente a saúde do coração

 

A lista de motivos que aumentam o estresse da rotina pode ser grande, já que os dias parecem estar cada vez mais corridos.

Entretanto, esta carga de nervosismo pode influenciar diretamente a saúde do coração, resultando, inclusive, em um problema grave: o infarto.

“Acessos de raiva, úlceras estomacais, enxaqueca, ataques do coração, queda de cabelo, ansiedade, entre outras doenças, têm como grande causador o estresse”, alerta o psicólogo e terapeuta holístico Joaquim Francisco Pereira da Fonseca.

Quando as emoções fogem do controle, o sinal de alerta deve ser ligado, afinal, inúmeros problemas podem ser evitados quando o estresse é combatido e, dessa forma, o bem-estar também pode ser preservado.

O que acontece?

Segundo o cardiologista Luis Augusto Dallan, quando o indivíduo sente-se muito estressado, alguns hormônios, que resultam na contrição das paredes das artérias, são liberados – como a adrenalina -, o que faz a pressão arterial aumentar.

“O fechamento excessivo das artérias pode causar a elevação da pressão arterial e, consequentemente, requisitar mais energia do coração para vencer a resistência do corpo e levar o sangue a todos os órgãos. Essa pressão elevada por muito tempo predispõe ao infarto do miocárdio”, completa o cardiologista.

Afaste o estresse

Respire fundo – uma das técnicas mais eficazes para aliviar o estresse é a respiração.

Integrada em técnicas como pilates e yoga, a prática pode ser executada em qualquer hora do dia e não é necessário muito tempo.

Quando sentir que o estresse está chegando, reserve um ou dois minutos, inspire pelo nariz e expire pela boca vagarosamente, até que o alívio chegue.

Invista em chás – naturais e cheios de benefícios para a saúde, eles têm muitas propriedades calmantes, ideais para aliviar-se de um dia cheio e estressante.

Camomila, erva-doce e jasmim são algumas opções fáceis de encontrar e muito eficazes contra o estresse.

Faça atividades relaxantes – fazer aquilo que gosta é uma ótima saída para afastar o estresse.

Portanto, nada de deixar as atividades favoritas de lado: pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, ler um livro que gostaria de ter lido há muito tempo ou qualquer outra coisa.

Com apenas meia hora diária de lazer é possível renovar as energias e sentir-se com muito mais disposição, motivação e com as energias renovadas para iniciar um novo dia.

*Informações Alto Astral


+ Bem-estar