Quer acabar com a gripe de uma vez e bem rápido? Então aposte nestes alimentos!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de março de 2021 às 23:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Febre, congestão nasal, dor no corpo e sensação de cansaço são sintomas comuns da gripe que afetam o nosso bem-estar

Sintomas comuns da gripe acabam afetando o bem-estar

 

Febre, congestão nasal, dor no corpo e sensação de cansaço são sintomas comuns da gripe que afetam o nosso bem-estar.

Seguir uma alimentação saudável durante uma infecção viral é uma excelente forma de aliviar estes sintomas, além de contribuir com a recuperação do corpo.

Durante a gripe, é fundamental aumentar a ingestão de calorias e líquidos para ajudar o corpo a combater o vírus e aumentar a eliminação de urina, o que facilita a liberação de toxinas formadas no organismo durante a infecção.

Conheça os cinco alimentos mais indicados para serem consumidos neste período:

Sopa de legumes ou canja

A sopa ajuda a fluidificar as secreções que, consequentemente, serão expectoradas mais facilmente. Durante a refeição, o vapor dos legumes quentes também ajuda a desentupir o nariz.

A canja de galinha contém vitaminas A, C, E e proteína, que auxiliam o organismo a recuperar a força e a aumentar a resistência do sistema imunológico.

Além disso, o sódio e o potássio contribuem para a regulação da temperatura corporal, sendo úteis em caso de febre.

Frutas e legumes

As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras e vitaminas C, A e zinco no organismo, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus na produção de anticorpos.

Eles também são ótimas fontes de energia para o organismo que se encontra debilitado.

As frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão são as mais indicadas porque reforçam a imunidade.

Couve, cenoura e tomate, por sua vez, são fontes de betacaroteno e atuam contra infecções, estimulando o sistema imunológico.

Iogurtes ou leites fermentados

O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajudam a melhorar a flora intestinal e a fortalecer o sistema imunológico porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo dos sintomas gripais.

Temperos naturais

Alho, mostarda e pimenta são alguns exemplos de temperos naturais que podem ser úteis para descongestionar o nariz e dissolver o catarro, além de ajudarem a reduzir a febre e as dores no corpo.

A lista de temperos inclui também o alecrim, o orégano e o manjericão.

Chás de ervas

Além de hidratar, o vapor do chá quente ajuda na descongestionamento nasal. Os chás de camomila, equinácea, hortelã e ginseng são ótimas opções. Eles podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz.

No caso da inalação, um dos chás mais aconselhados para esse fim é o de eucalipto. Para fazer a inalação, deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, respirando o seu vapor.

O chá de canela com mel possui propriedades medicinais antissépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Veja a receita:

Ingredientes:
1 xícara de água;
1 pau de canela;
Mel a gosto;
Própolis a gosto.
Modo de preparo:
Basta ferver a água com 1 pau de canela e deixar repousar por 5 minutos. Coe e tome em seguida, de 3 a 4 vezes por dia. O mel com própolis pode ser adicionado ao chá para lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

*Informações Tua Saúde


+ Bem-estar