Missas nas igrejas só por meio das redes sociais e com limitação

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 13 de março de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As igrejas poderão continuar abertas para a oração individual


MEDIDAS: Orientação do bispo Dom Paulo Roberto Beloto é de suspensão das missas (apenas pelas redes sociais)

Diante das disposições e a urgência do decreto emanado pelo Estado de São Paulo, o bispo diocesano de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto emitiu nota oficial para informar sobre procedimentos com o PLANO EMERGENCIAL do Governo de São Paulo.

Ele encaminhou as seguintes orientações a serem observadas na jurisdição da Diocese.

Caso seja necessário a Diocese emitirá uma nota com as determinações do município de Franca e nos demais municípios recomenda-se que os párocos procurem estar em sintonia com as determinações de cada cidade seguindo as determinações do decreto de São Paulo.

A orientação da Diocese de Franca é que se deve fazer a suspensão das celebrações coletivas e atividades presenciais, contudo as missas poderão continuar sendo transmitidas online pelas mídias sociais digitais.

A presença deverá ser com a presença mínima de colaboradores no presbítero, ou seja, sacerdote, diácono, leitor, cantor, litúrgico.

As igrejas poderão continuar abertas para a oração individual.

Os escritórios paroquiais poderão continuar atendendo com horário marcado.

ORIENTAÇÕES

Algumas orientações foram reveladas para as paróquias que ainda não tiveram a oportunidade de celebrar o rito para reconciliação de vários penitentes com a absolvição geral.

Eles poderão aproveitar os horários das celebrações deste final de semana 13 e 14 para programar a concessão da absolvição geral.

Dom Paulo explicou que faz-se importante recordar que é necessário que o sacerdote explique que se trata de uma situação extraordinária, como também deverá esclarecer aos fiéis que é indispensável o arrependimento dos pecados e desejo sincero de conversão.


+ Cotidiano