Formigas podem carregar mais bactérias que baratas: água parada na pia as atrai

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aparentemente “limpinhas” e até mesmo inofensivas, as formigas podem ser grandes vilãs nos ambientes domésticos

Formigas são atraídas até mesmo pela água parada que fica na pia da cozinhaFormigas são atraídas até mesmo pela água parada que fica na pia da cozinha

 

Aparentemente “limpinhas” e até mesmo inofensivas, as formigas podem ser grandes vilãs nos ambientes domésticos e provocar problemas de saúde em humanos, já que carregam mais bactérias, fungos e micro-organismos do que baratas.

Isso acontece porque as formigas vivem em constante contato com lixos e esgotos.

Elas saem desses ambientes sujos, passeiam pela casa e podem, consequentemente, contaminar alimentos que armazenamos na cozinha e na despensa.

Comida, água parada e umidade atraem formigas

A abundância de comidas e farelos faz com que cozinhas e despensas sejam as áreas da casa preferidas das formigas, mas não são os únicos atrativos.

Até mesmo a água parada e acumulada na pia pode atrair o inseto, pois ajuda a saciar sua sede, explica Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da empresa Bayer.

O banheiro é outro cômodo que costuma abrigar formigas, já que elas também são atraídas por descamação de pele humana, invisível a olho nu e muito presente nesse tipo de ambiente.

Além disso, a umidade do encanamento do chuveiro, das pias e dos ralos chama bastante a atenção destas espécies.

De acordo com Bernardini, as formigas são pragas urbanas que causam riscos sanitários, uma vez que podem espalhar fungos e bactérias por onde passam.

Elas são consideradas insetos sociais que, diferentemente das baratas, se reproduzem sozinhas.

As três espécies mais comuns de formigas em ambientes domésticos são: Monomorium pharaonis, Monomorium florícola e Tapinoma melanocephalum, todas com uma reprodução muito grande, podendo ter vários formigueiros na mesma casa ou infestar um condomínio com vários apartamentos.

Limpeza da casa é importante para afastar formigas

Para eliminar formigas em casa, ou pelo menos diminuir bastante sua presença, é preciso manter os ambientes sempre limpos.

Porém, mesmo em locais bem higienizados elas podem proliferar. Por isso, o especialista indica a aplicação de produtos específicos para uso doméstico que ajudam a afastar o inseto.

“As formigas que enxergamos em casa representam, no máximo, 5% do formigueiro que já está alojado no local. Quando eliminamos esses insetos sem planejamento, as rainhas tendem a se defender segmentando o formigueiro e, assim, aumentando a infestação”, explica Bernadini.

*Informações Vix


+ Cotidiano