3 terapias alternativas para baixar os níveis de ansiedade e ter qualidade de vida

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 16 de maio de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além da psicoterapia, temos 3 opções para o controlar os sintomas e aumentar a qualidade de vida das pessoas com ansiedade e depressão

A ansiedade é um transtorno psicológico bastante comum na sociedade atual.

Considerado o país mais ansioso do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são cerca de 19 milhões de brasileiros com o transtorno.

A ansiedade é um sintoma de diversos transtornos, chamados de Transtornos de Ansiedade.

Esses transtornos deixam a pessoa em estado de alerta o tempo todo, além de tensionar os músculos, causando dores.

A principal forma de tratamento são as sessões de psicoterapia, às vezes combinadas com remédios prescritos por um psiquiatra.

Mas existem outras formas de aliviar a ansiedade e obter um resultado melhor no tratamento, como yoga, massagem e uma nova modalidade de exercício físico chamada LPF.

1- Yoga, a prática milenar

Originária da Índia, o yoga é uma prática que surgiu há mais de 5000 anos atrás.

Com as mudanças no mundo, hoje a atividade tem como foco tirar o indivíduo da rotina agitada.

A rotina das pessoas deixa elas bem ansiosas, e não é à toa que muitos têm indícios de ansiedade e depressão por causa disso.

Pelo menos 20 minutos todos os dias, combinando diferentes estilos de respirações, que ajudam a focar e acalmar o corpo.

Além de ajudar na saúde mental, o yoga também pode ser procurado para melhorar a postura e aliviar dores musculares causadas pelas longas horas sentadas diante do computador.

2- Massagem, um alívio físico e mental

Quando sentimos dores no pescoço ou nas costas, temos a ansiedade de uma massagem longa e profunda.

Nos meses de pico da pandemia em 2020, houve um aumento significativo na procura por tratamentos relaxantes em clínicas de estética.

Massagem relaxante, drenagem linfática, massagem com pedras quentes, massagem terapêutica, aumentaram significativamente durante a pandemia nas clínicas.

A terapia reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores do prazer e felicidade. Tudo isso ajuda a baixar a ansiedade.

3- LPF, uma nova atividade física

Criada na Espanha, a Low Pressure Fitness, ou LPF, é uma atividade física com objetivo de reduzir as medidas da faixa abdominal.

O LPF proporciona inúmeros benefícios. O LPF traz melhoras posturais e redução de dores na coluna, melhor funcionamento do intestino e redução de refluxo esofágico, sinais físicos da ansiedade.

As aulas duram cerca de 30 minutos e além do foco no físico, existe uma preocupação com a respiração para que trabalhe o sistema autônomo, regularizando toda a parte cardio respiratória.


+ Comportamento