Você sabe para que serve o chá de casca de cebola? Descubra a sua utilidade!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 1 de novembro de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de trazer muitos benefícios, esse tipo de chá é fácil de preparar e ainda pode ser incrementado com alho e especiarias

 

Chá de casca de cebola é uma bebida medicinal

 

Que tal aproveitar cascas, talos, sementes e caules de vegetais para fazer diferentes receitas na cozinha?

O chá de cebola, em especial, é uma bebida medicinal que costuma ser feita com a casca do alimento.

Além de trazer muitos benefícios, esse tipo de chá é fácil de preparar e ainda pode ser incrementado com alho e especiarias.

Ficou interessado? Nós listamos os principais benefícios do chá de cebola e ensinamos a preparar uma versão bem terapêutica da bebida. Confira!

Afinal, chá de cebola é bom pra quê?

Assim como outros chás medicinais, o de cebola pode ser consumido como uma espécie de xarope caseiro, pois é rico em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades fitoterápicas.

Para usufruir ao máximo de seus nutrientes, a principal dica é tomar o chá fresco, ainda quente e também incluir outros ingredientes que agregam mais sabor. Descubra para serve chá de cebola:

Chá de cebola para tosse: aprenda a amenizar dores e sintomas de gripe

O chá de cebola é considerado um ótimo aliado para amenizar tosse, dor de garganta e outros sintomas de gripe. Isso porque ele contém importantes compostos antioxidantes, como a quercetina – substância flavonoide que cumpre ação anti-inflamatória e analgésica.

Ao tomar esse chá quentinho, é possível diminuir a irritação na garganta e, ao mesmo tempo, fortalecer o sistema de defesa do corpo.

Chá de cebola e alho funciona como anti-inflamatório natural

Você sabia que a combinação de alho com cebola funciona como anti-inflamatório natural?

Enquanto a cebola é fonte de quercetina e outros antioxidantes, o alho é rico em alicina, uma substância que cumpre várias funções terapêuticas: regula a pressão arterial e, principalmente, surte efeito antibiótico e anti-inflamatório no organismo.

Por ter uma grande concentração de substâncias medicinais, o chá de cebola e alho é ótimo para tratar inflamações no estômago, na garganta, faz uma limpeza no organismo e ainda dá um up na imunidade. Vale a pena experimentar essa bebida!

Chá de casca de cebola faz bem para a pele, tem efeito antiviral e antioxidante

Em comparação com a polpa da cebola, a casca se destaca por ter um teor ainda mais alto de quercetina (flavonoide com ação anti-inflamatória) e outros compostos antioxidantes que fazem bem para a pele.

Por isso, o chá medicinal é feito quase sempre com essa parte do alimento.

A bebida surte efeito antiviral, antibacteriano e antioxidante – combate a ação dos radicais livres e fortalece a imunidade.

Ela ajuda a combater o envelhecimento precoce e outros problemas relacionados à degeneração das células. Por isso, uma boa dica é guardar as cascas da cebola para fazer um chá sempre que possível.

Chá de cebola tem ação diurética e melhora a saúde do coração

O chá de cebola ajuda a evitar a retenção de líquidos – ou seja, serve para desinchar o corpo e eliminar as toxinas do sangue.

Por conta da ação da quercetina – presente principalmente na casca da cebola -, esse tipo de chá medicinal também ajuda a controlar os níveis de colesterol e melhora significativamente a circulação sanguínea.

Como fazer chá de cebola branca ou roxa?

Para fazer um chá nutritivo, você pode usar as cascas de qualquer tipo de cebola. No entanto, o ideal é que você prepare a bebida o quanto antes (em vez de guardar as cascas por muito tempo).

Vale lembrar que também é possível incrementar o chá de casca de cebola com alho, gengibre, mel e outras especiarias que agregam tanto sabor quanto nutrientes. Fica por sua conta!

Ingredientes

– 500 ml de água

– Cascas de 1 cebola orgânica

– 2 dentes de alho amassados (opcional)

– Mel a gosto (opcional)

Em uma panela, coloque a água, as cascas de cebola, o alho amassado (opcional) e deixe ferver. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois é só coar a bebida, adoçar com o mel e prontinho!

*Informações: Conquiste Sua Vida


+ Bem-estar