compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A perda gradual e contínua de força e massa muscular decorrente do envelhecimento é conhecida como sarcopenia.
Engana-se, porém, quem pensa que ela começa a partir dos 60 anos. Na verdade, o ser humano experimenta o declínio de todas as suas funções corporais a partir dos 30 anos, em média.
Os principais sintomas da sarcopenia estão relacionados à perda de capacidade funcional e à realização das tarefas da vida diária.
Ela gera, inclusive, um maior risco de quedas, lesões, perda de velocidade de reação, equilíbrio e outras capacidades físicas.
O lado bom é que o tratamento da sarcopenia, de acordo com matéria do site WWW.metrópoles.com.br, consiste em aumentar a força e a massa muscular e, nisso, a musculação é insuperável.
Não adianta simplesmente ser ativo com qualquer tipo de exercício físico. Para evitar desenvolver esse quadro, é necessário realizar uma atividade capaz de manter/aumentar a força e a massa muscular.
Sendo assim, dentro da periodização de qualquer pessoa que busca saúde ou de alguém com sarcopenia, devemos ter estímulos tanto ao ganho de força quanto ao crescimento muscular. Hipertrofia é saúde.
Além do mais, a força e a massa muscular tem associação com a longevidade. Então, se você não quer andar de bengala no futuro, faça musculação o quanto antes.