Você sabe o que é sarcopenia? Ela atinge muito idoso e pode causar vários problemas

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 12 de abril de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saúde dos Olhos

A perda gradual e contínua de força e massa muscular decorrente do envelhecimento é conhecida como sarcopenia.

Engana-se, porém, quem pensa que ela começa a partir dos 60 anos. Na verdade, o ser humano experimenta o declínio de todas as suas funções corporais a partir dos 30 anos, em média.

Os principais sintomas da sarcopenia estão relacionados à perda de capacidade funcional e à realização das tarefas da vida diária.

Ela gera, inclusive, um maior risco de quedas, lesões, perda de velocidade de reação, equilíbrio e outras capacidades físicas.⁣

O lado bom é que o tratamento da sarcopenia, de acordo com matéria do site WWW.metrópoles.com.br, consiste em aumentar a força e a massa muscular e, nisso, a musculação é insuperável.

Não adianta simplesmente ser ativo com qualquer tipo de exercício físico. Para evitar desenvolver esse quadro, é necessário realizar uma atividade capaz de manter/aumentar a força e a massa muscular.⁣

Sendo assim, dentro da periodização de qualquer pessoa que busca saúde ou de alguém com sarcopenia, devemos ter estímulos tanto ao ganho de força quanto ao crescimento muscular. Hipertrofia é saúde.

Além do mais, a força e a massa muscular tem associação com a longevidade.⁣ Então, se você não quer andar de bengala no futuro, faça musculação o quanto antes.


+ Bem-estar