Veja três aparelhos que gastam mais energia elétrica que geladeira e televisor

  • Nene Sanches
  • Publicado em 5 de janeiro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudar hábitos, como desligar aparelhos quando não estiverem em uso, pode fazer a diferença na redução do consumo de energia

Em sua casa, você provavelmente possui esses 3 aparelhos que gastam muito mais energia elétrica do que a sua geladeira e a sua TV.

Isso porque, conforme o tempo passa, mais necessitamos de aparelhos para o nosso dia a dia. E isso pode, sim, aumentar o consumo, por mais econômicos que sejam.

A eficiência energética é um dos pilares da sustentabilidade, e todos temos a responsabilidade de fazer a nossa parte.

Além do impacto ambiental, também temos de considerar o impacto econômico. Aqui vão três vilões que contribuem silenciosamente para a nossa crescente conta de energia.

Quais são os aparelhos que gastam mais energia elétrica?

Um estudo realizado pelo laboratório Lawrence Berkeley identificou os dispositivos que mais consomem energia, mesmo quando desligados. São eles: decodificados, notebooks e computadores de mesa.

O decodificador é um dos vilões do consumo de energia?

Sim, é verdade. Apesar de ser um equipamento pequeno, o decodificador de televisão a cabo é um grande vilão do consumo invisível de energia.

Seu impacto se torna ainda mais perceptível quando o usamos para gravação de programas. Portanto, é uma boa ideia desligá-lo completamente quando não estiver sendo usado.

E os computadores?

Tanto os notebooks quanto os computadores de mesa também são grandes consumidores de energia. Um notebook pode consumir até 8,9 kW/hora quando conectado à fonte de energia, enquanto o consumo dos desktops pode chegar a 21,2 kW/h, mesmo em modo de hibernação.

Portanto, é altamente recomendável desligá-los completamente quando não estiverem sendo utilizados.

Sabendo disso, é crucial tomarmos medidas para minimizar o consumo de energia.

Segundo o portal Clickxaxim, mudar nossos hábitos, como desligar completamente os aparelhos quando não estiverem em uso, pode fazer uma grande diferença na redução do consumo de energia e do impacto ambiental. Lembre-se, pequenas ações podem levar a grandes mudanças.


+ Economia