Veja os benefícios que andar descalço traz para a sua saúde (é impressionante)

  • Robson Leite
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deixar os pés livres e andar sem calçados podem proporcionar uma sensação de prazer, além de uma conectividade com a natureza

A prática simples de andar descalço não proporciona somente uma sensação de libertada e prazer. Muito além disso, o singelo ato pode trazer diversos benefícios para a saúde mental e física.

Mesmo em um mundo repleto de calçados modernos e confortáveis, deixar os pés livres proporciona uma conexão direta com a terra, trazendo vantagens surpreendentes.

Benefícios impressionantes

Fortalecimento muscular

Quando você caminha descalço seus pés precisam se adaptar a diferentes superfícies, o que estimula o uso de uma variedade de músculos. Isso fortalece esses tecidos dos pés, tornozelos e pernas, ajudando a melhorar a estabilidade e prevenir lesões.

Melhora da postura

Outro benefício é que a atitude promove uma postura mais natural, pois permite que os pés se espalhem e se ajustem de acordo com o terreno.

Isso ajuda a alinhar a coluna vertebral e a distribuir o peso corporal de forma mais equilibrada, reduzindo a tensão nos músculos e articulações.

Estímulo da circulação sanguínea

A pressão exercida nos pés ao caminhar descalço ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Isso quer dizer que mais oxigênio e nutrientes são entregues às células do corpo. Então, fica a dica!

Redução do Estresse

O contato direto com a terra pode ter um efeito calmante e relaxante sobre o corpo e a mente.

Andar descalço ao ar livre, especialmente em áreas naturais como a praia ou o campo, pode ajudar a reduzir o estresse e promover uma sensação de bem-estar.

Aumento da Consciência Sensorial

Quando você anda descalço seus pés estão constantemente em contato com diferentes texturas e temperaturas. Isso estimula os receptores sensoriais nos pés, aumentando a consciência proprioceptiva e melhorando o equilíbrio.

Fortalecimento do Sistema Imunológico

Por fim, algumas pesquisas sugerem que andar descalço, principalmente ao ar livre, pode aumentar a exposição a micróbios benéficos presentes no solo.

Segundo o Portal 6, isso pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, tornando-o mais resistente a doenças e infecções.


+ Bem-estar