Veja 6 alimentos do dia a dia que podem aumentar os sintomas da ansiedade

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de novembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Substâncias presentes em alguns tipos de comida, como cafeína e carboidratos, podem afetar a sensação de bem-estar

O que comemos pode influenciar diretamente nosso bem-estar – foto Arquivo

 

O que comemos pode influenciar o nosso humor e o bem-estar de forma significativa. Mesmo os sentimentos de ansiedade podem potencializados após o consumo de certas substâncias.

Abaixo, confira seis alimentos que pessoas com ansiedade devem ingerir com moderação.

1 – Café

Por ser rico em cafeína, substância estimulante, que aumenta o estado de alerta e a capacidade de raciocínio, o café pode ser um alimento perigoso para quem sofre de ansiedade. Isso porque a cafeína provoca o aumento de cortisol, hormônio liberado nos momentos de estresse.

Em altas quantidades, o alimento pode agravar o sentimento de irritabilidade e sintomas de ansiedade, bem como também pode acarretar a diminuição de hormônios importantes para o bem-estar, como a serotonina.

2 – Refrigerantes

O alto teor de açúcar é o principal problema dos refrigerantes em relação à ansiedade, já que, em grandes quantidades, este carboidrato tem a capacidade de aumentar o estresse, a ansiedade e até de gerar dependência.

A cafeína presente em alguns refrigerantes também pode impactar a ansiedade de forma negativa.

3 – Pizza

No geral, alimentos compostos por uma quantidade elevada de carboidratos não são indicados para quem sofre de ansiedade, e a pizza está nesta lista e deve ser consumida com moderação.

“A quantidade de pizza consumida tem efeito direto no funcionamento do corpo, que eleva a quantidade de insulina e adrenalina para tentar assimilar tudo”.

“Como efeito disso, a pessoa começa a ficar irritada e inquieta, com um alto pico de energia conhecido como pico de glicose”, explica a nutricionista Isabel Jereissati.

4 – Chá

Geralmente, os chás são conhecidos pelo seu efeito relaxante, só que isso não se aplica a todos os casos. Assim como o café, alguns tipos de chás fazem parte do grupo de bebidas compostas por alto volume de cafeína, substância capaz de acelerar os níveis cardíacos.

Chá preto, chá branco, chá verde e chá mate são alguns dos que devem ser consumidos com muita cautela por aqueles que sofrem com sintomas de ansiedade.

5 – Álcool

O álcool pode ser extremamente prejudicial para uma pessoa com ansiedade. Isso porque a substância é capaz de desequilibrar a serotonina e demais neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e relaxamento.

Quando consumida em excesso, a bebida provoca inquietação e dificuldade de concentração.

6 – Ketchup

O ketchup também pode ser um alimento arriscado para quem sofre com quadros ansiosos, porque, assim como os refrigerantes, o molho contém uma quantidade elevada de açúcar.

Os possíveis picos de energias causados pelo excesso do seu consumo podem desencadear e intensificar sintomas de ansiedade e depressão.

*Informações Minha Vida


+ Bem-estar