Veja 5 coisas que acontecem com seu corpo quando você come pão todos os dias!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de setembro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o surgimento de dietas com restrição de carboidratos, o pão vem sendo visto como vilão, mas não é bem assim

Com o surgimento de dietas com restrição de carboidratos, o pão vem sendo visto como vilão, mas não é bem assim – foto Freepik

 

Não importa como você o corta, de que tipo é ou se você o come no café da manhã, almoço e jantar, o pão faz parte da dieta ocidental há muito tempo.

Nos últimos anos, entretanto, sua popularidade foi severamente testada pelo surgimento de dietas com baixo teor de carboidratos, desde a culinária sem glúten, a ponto de minar sua popularidade e reputação.

Mas é realmente “ruim” comer pão todos os dias?

Pode aumentar a glicemia

Se estiver monitorando seu nível de açúcar no sangue, não é recomendável comer pão (branco) todos os dias.

As altas quantidades de carboidratos simples nos grãos refinados são absorvidos pela corrente sanguínea muito mais rápido do que os carboidratos complexos no trigo integral, levando a um rápido aumento do açúcar no sangue.

De acordo com a Harvard Health, esses picos de açúcar no sangue causados pelo consumo de alimentos com alto índice glicêmico podem aumentar o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e ganho de peso.

Risco de engordar

Os carboidratos simples (como os do pão branco) são conhecidos por não encherem o estômago.

Portanto, torna-se muito fácil comer demais algumas vezes antes de iniciar a refeição propriamente dita. Assim, tente consumi-los com responsabilidade.

Claro que não é o pão que engorda especificamente, o ganho de peso é sempre resultado de um aumento das calorias em relação às calorias que consumimos nas nossas atividades diárias.

Pode danificar o microbioma

Quando o pão branco, geralmente com baixo teor de fibras, não é balanceado o suficiente com cereais (ou produtos de grãos inteiros) em sua dieta, ele pode causar desequilíbrios no microbioma, que é a colônia de bactérias no intestino.

Esses desequilíbrios têm sido associados à síndrome do intestino irritável e à tendência de desenvolver inflamação intestinal.

Uma vez que um microbioma saudável e eficiente está repleto de benefícios para a saúde (desde a melhoria da saúde mental até a redução do risco de doenças cardíacas), seria inteligente escolher pão integral em vez de branco pelo menos na metade das vezes.

Pode adicionar vitaminas e minerais à sua dieta

O pão não é apenas uma escolha negativa, é um alimento precioso porque é rico em propriedades nutricionais importantes.

Na verdade, contém fósforo, proteínas, zinco, cálcio, sais minerais e fibras de que precisamos todos os dias.

Vai abastecer seu corpo e mente com carboidratos

Apesar de sua reputação ambígua, os carboidratos não são realmente inimigos da saúde.

Eles estão entre as melhores fontes de energia para os trilhões de células que constituem nosso corpo. O cérebro funciona alimentando-se principalmente de glicose, que é a forma mais simples de carboidratos.

Uma fatia de pão contém em média 15 gramas de carboidratos, e comê-la regularmente pode melhorar as atividades diárias.

Em geral, é bom acreditar que enquanto o pão integral, graças aos seus carboidratos complexos e com mais fibras, vai mantê-lo mais saciado por mais tempo, consumir o pão branco com equilíbrio e moderação certamente não irá sabotar sua dieta.

*Informações Receitas Sem Fronteiras


+ Boa Forma