Uva-passa: saiba quais são os benefícios da fruta nas receitas de fim de ano

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 24 de dezembro de 2020 às 23:43
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todo ano surge aquela dúvida sobre colocar ou não o ingrediente polêmico nas comidas de Natal e Ano-Novo

Se existe uma comida para lá de polêmica, ela é a uva-passa. 

Todo ano surge aquela dúvida sobre colocar ou não o ingrediente nas comidas de Natal e Ano-Novo, já que existem algumas pessoas que amam – e outras nem passam perto. 

O embate é tão grande que sempre rende muitos memes na internet ‘problematizando’ a presença da frutinha roxa nos pratos. 

Mas o que muita gente não sabe é que esse alimento traz diversos benefícios para a saúde. Descubra agora mesmo quais são!

5 motivos para incluir a uva-passa nas receitas de Natal​

1. Fortalece a imunidade. 

Em tempos de coronavírus, é fundamental garantir que o sistema imunológico esteja funcionando corretamente. Para isso, a uva-passa conta com vitaminas do complexo B, ferro e cobre.

2. Protege o sistema cardiovascular. Em seu estado natural, as passas contêm altas quantidades de flavonoides, agindo contra os malefícios que podem atingir nosso coração.

3. Diminui o colesterol. Por conter grandes quantidades de fibras e carboidratos insolúveis, a uva-passa auxilia na regulação do intestino e é ótima contra o colesterol alto. Além disso, ainda é capaz de prevenir o câncer de cólon.

4. Fortalece os ossos. O cálcio e ferro presentes na fruta ajudam a tornar os ossos mais fortes e resistentes, além de atuarem contra a fragilidade dos dentes.

5. É pouco calórica. Essa fruta conta com um sabor doce natural, por isso, é uma boa opção para substituir alimentos mais calóricos na dieta e adoçar as sobremesas, além de auxiliar na manutenção do bem-estar diário.

E aí, já conseguiu decidir quais receitas farão parte da sua ceia de Natal?

Na dúvida, vale a pena servir os pratos em porções separadas, contemplando tanto quem não curte uva-passa, quanto quem deseja aproveitar seu sabor e benefícios. Fica a dica!

*Informações Metrópoles