Uva congelada é refrescante e deliciosa! Veja o passo a passo de como prepará-la

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você está pensando em fazer um petisco saudável, saboroso e viciante para comer a hora que quiser, confira essa dica!

Saiba como fazer uva congelada e tenha sempre à mão um aperitivo saudável e deliciosoSaiba como fazer uva congelada e tenha sempre à mão um aperitivo saudável e delicioso

 

Se você está pensando em fazer um petisco saudável, saboroso e viciante para comer a hora que quiser, aqui vai uma dica: que tal começar a preparar uvas congeladas?

Quem já experimentou a fruta desse jeito sabe bem a delícia que é!

Doce, porém bastante refrescante, esse lanche é o aperitivo perfeito para comer no intervalo das refeições – além de ser uma forma de variar o consumo diário do ingrediente (afinal, você não precisa comer a fruta apenas in natura).

Aperitivo nutritivo e supersimples de fazer em casa

Por ser naturalmente doce, rica em fibras, vitaminas do complexo B, antioxidantes e diversos sais minerais, como o cálcio, o ferro e o zinco, que fazem muito bem para nossa saúde, a uva já é uma fruta que merece fazer parte do nosso cardápio.

Por isso, as uvas congeladas são uma forma diferente e nutritiva de comer o ingrediente, acrescentando-o ainda mais, de forma variada, no nosso dia a dia.

Mas afinal, como congelar as uvas e transformá-las em um aperitivo?

Você vai precisar de: 1 caixa de uva sem caroço, 1 assadeira (ou 1 saco de zíper para freezer e geladeira) e açúcar a gosto (opcional).

Para congelar as uvas e comer o snack a hora que quiser, o primeiro passo é colocá-las em uma peneira (ou em um recipiente comum) e lavar bem com água corrente – isso vai ajudar a remover qualquer impureza que estiver presente no cacho.

Em seguida, despeje as frutas sobre algumas folhas de papel toalha, seque bem e deixe descansar por 5 minutos.

Para levá-las ao freezer, disponha as uvas sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhe o máximo possível para que elas não encostem umas nas outras (isso vai ajudar a evitar que as frutas fiquem grudadas quando congelarem).

Se você quiser um método mais rápido, também vale colocar as uvas dentro de um saco de zíper (próprio para freezer) e congelar diretamente sem nem precisar destacá-las do cacho.

Por fim, basta levar as uvas ao freezer e deixar congelando por pelo menos 4 horas (quanto mais frutinhas você estiver usando, mais tempo elas demorarão a congelar).

Você pode até congelá-las de um dia para o outro, mas não deixe passar muito tempo para não afetar o sabor e textura.

Se quiser deixar as uvas ainda mais docinhas, uma boa dica é polvilhar um pouco de açúcar antes de levar ao congelador.

Sirva as uvas congeladas com sorvete ou iogurte

Para variar ainda mais no consumo da fruta, que tal servir as uvas congeladas com uma porção de sorvete de sua preferência ou em uma taça com iogurte?

Essa é uma boa forma de deixar as frutinhas congeladas ainda mais refrescantes e nutritivas. Basta ter criatividade!

*Com informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia