Última Superlua do ano, chuvas de meteoros e mais: fenômenos astronômicos de agosto

  • Nene Sanches
  • Publicado em 1 de agosto de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um dos fenômenos mais aguardados do mês está previsto para 13 agosto, quando acontecerá a terceira e última Superlua do ano

Agosto será um ótimo período para quem gosta de acompanhar o que acontece no céu. Para o mês, estão previsto alguns fenômenos astronômicos, como a terceira e última Superlua do ano e duas chuvas de meteoros.

O mês também reserva cinco conjunções, fenômeno que ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem, de forma ilusória, próximos uns dos outros no céu.
Última Superlua do ano

Um dos fenômenos mais aguardados do mês está previsto para 13 agosto. Nesse dia, haverá a terceira e última Superlua do ano. Durante essa fase, o satélite natural, que estará em sua fase cheia, ficará localizado no lado oposto da Terra em relação ao Sol e sua face estará totalmente iluminada.

O fenômeno só é possível graças à forma elíptica da órbita da Lua ao redor do planeta, que é mais oval do que circular, somado ao fato do satélite estar perto de sua aproximação máxima com a Terra (363 mil quilômetros), chamada de perigeu.

No extremo oposto, o ponto mais distante , denominado de apogeu, fica a cerca de 405 mil quilômetros da Terra.

Corpos celestes

Segundo o portal Gaúcha ZH, a primeira Superlua do ano ocorreu em 14 de junho. O fenômeno também é conhecido como Superlua de morango. O nome foi criado pelos povos nativos da América do Norte que usavam os corpos celestes como indicadores para saber o melhor momento para plantar, colher e caçar.

A segunda Superlua de 2022 foi registrada em 13 de julho e foi maior e mais brilhante se comparada a anterior. O fenômeno é conhecido como Superlua de Cervos. O nome remete ao período em que a galhada desses animais volta a crescer e tem origem na tradição da tribo indígena Algonquin, do nordeste do Canadá.

Confira o calendário com as datas.

1 de agosto: Conjunção entre Marte e Saturno;

11 de agosto: Terceira e última Superlua do ano;

12 e 13 de agosto: Pico máximo da chuva de meteoros Perseidas;

14 de agosto: Saturno em oposição;

15 de agosto: Conjunção entre Júpiter e Lua;

18 de agosto: Pico máximo da chuva de meteoros Kappa-Cignídeos;

19 de agosto: Conjunção entre Marte e Lua;

25 de agosto: Conjunção entre Vênus e Lua;

29 de agosto: Conjunção entre Mercúrio e Lua.


+ Astronomia