Tentando perder peso? Veja 10 alimentos indispensáveis para o emagrecimento saudável

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 13 de dezembro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A alimentação saudável, combinada com a prática de atividades físicas, é fundamental para o processo de emagrecimento

Quer emagrecer? Saiba quais são os 5 motivos que te fazem adiar a dieta

Alimentação equilibrada e exercícios físicos são fundamentais para o emagrecimento saudável

 

A recomendação geral para o emagrecimento saudável consiste em alimentação equilibrada aliada à prática de exercícios físicos.

A regra é conseguir um balanço calórico negativo entre a quantidade que se come e a que se gasta.

Alimentos que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou ajudam a queimar calorias são os mais indicados para planos alimentares de perda de peso.

Veja quais são os melhores para este processo:

Pera

A pera é rica em água e contém 71% de fibras insolúveis, o que garante maior sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal.

Além disso, o açúcar natural da fruta tira a vontade por doces e aumenta gradualmente o açúcar do sangue, o que reduz a fome.

Para ajudar a emagrecer, a pera deve ser consumida cerca de 20 minutos antes das refeições principais.

Canela

A canela é um condimento aromático que causa um efeito termogênico no organismo, acelerando o metabolismo e o processo de queima de gordura corporal.

Também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue e diminui a resistência à insulina, o que favorece a perda de peso.

Outros alimentos que possuem propriedades termogênicas são o gengibre, a pimenta vermelha, o café e o chá de hibisco.

A canela pode ser usada em diversas preparações, combinada com frutas, sucos, vitaminas, café e chás, por exemplo.

Berinjela

A berinjela, além de ser um alimento com poucas calorias, também é rica em fibras e auxilia no bom funcionamento do intestino e no combate ao colesterol alto. Ao ser consumida, ela gera sensação de saciedade.

O legume também é rico em água, vitaminas e minerais. Outro benefício é que a berinjela ajuda a combater a retenção de líquidos e a desinchar o corpo.

É possível preparar a água de berinjela e beber ao longo do dia em substituição à água. Também se pode adicioná-la em saladas ou prepará-la em forma de chips, por exemplo.

Arroz integral

O arroz integral, diferentemente do branco, possui grande quantidade de fibras, o que aumenta a saciedade. Também é rico em vitaminas do complexo B, zinco e selênio.

Os nutrientes são antioxidantes e melhoram a circulação sanguínea, a concentração e a memória.

Entretanto, é importante que o arroz integral não seja consumido em excesso, pois pode passar a ter o efeito contrário.

Aveia

As fibras solúveis e proteínas da aveia dão saciedade e regulam o intestino. Seu consumo também ajuda a regular a glicemia e controlar o colesterol alto. Com isso, a fome demora mais tempo a chegar.

A aveia é bastante versátil. Pode ser consumida na forma de mingau ou acrescentada em frutas picadas, vitaminas, bolos e biscoitos.

Farelo de trigo

A cada 100 gramas do farelo de trigo, 12,5 são fibras. O alimento tem poucas calorias, e é utilizado para combater a prisão de ventre, ajudar no controle da glicemia e aumentar a saciedade.

Como o farelo praticamente não altera o sabor dos alimentos, pode ser adicionado em todas as preparações para diminuir a absorção de gordura no intestino.

Morango

O morango, além de possuir poucas calorias, é rico em fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensação de saciedade.

Também possui vitamina C, folato e outros compostos fenólicos que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

O morango pode ser consumido inteiro ou em sucos. Inclusive, é utilizado em preparação de receitas detox para melhorar o metabolismo.

Chá verde

O chá verde possui propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e favorecem a queima de gordura. Além disso, tem catequinas em sua composição, que são antioxidantes potentes.

Linhaça

A linhaça é rica em antioxidantes e ômega-3, um tipo de gordura boa que auxilia no controle do colesterol e diminui a inflamação no organismo, o que facilita o processo de emagrecimento.

Tem fibras que melhoram a digestão e aumentam a saciedade. Conheça mais sobre os benefícios da linhaça.

O ideal é consumir os grãos triturados ou em forma de farinha. Uma ou duas colheres de sopa podem ser adicionadas em cereais, saladas, sucos e iogurtes. Também é possível acrescentar a linhaça na preparação de pães, tortas e bolos.

Leguminosas

As leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico são fontes de proteínas e fibras alimentares, que aumentam a saciedade e combatem a prisão de ventre.

É recomendado consumir quatro colheres de sopa por dia. É o suficiente para obter seus benefícios, especialmente quando é ingerido juntamente com o arroz integral, pois a combinação forma uma proteína de elevada qualidade.

*Informações Tua Saúde


+ Boa Forma