Temperos dão um toque especial nas receitas! Saiba como conservar corretamente

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 9 de março de 2021 às 17:00
  • Modificado em 9 de março de 2021 às 20:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Temperos costumam durar mais do que diz a data de validade das embalagens, mas devem ser conservados corretamente

Temperos dão o toque especial em qualquer receita! Aprenda a conservá-los corretamente

 

Temperos secos como pimenta-do-reino, páprica e canela costumam duram por mais tempo do que afirma a data de validade impressa nos rótulos.

Mas há uma pegadinha: com o passar dos meses, eles vão perdendo a potência – e sua receita pode não ficar tão gostosa quanto o esperado.

Em entrevista ao site Insider, Ethan Frisch, um dos fundadores da Burlap & Barrel, empresa dos EUA especializada em temperos, explica que o contato com o ar causa a oxidação desses produtos e, por isso, eles perdem o sabor.

O problema é que muitas vezes é preciso jogar fora uma quantidade considerável de condimentos, afinal, eles são usados em pequenas quantidades.

Felizmente, há algumas dicas simples para fazer com que esses ingredientes durem mais.

A primeira regra é armazená-los em potes com fecho hermético, para impedir ao máximo o contato com o oxigênio.

Eles também devem ficar em um local seco, para não empedrarem, e longe da luz e do calor, que fazem os temperos desbotarem.

Na hora de adicionar o condimento às receitas, procure separar as quantidades antes e evite levar os potes para perto do fogão, por causa do calor e da umidade das panelas – e também para não correr o risco de derrubar muito tempero acidentalmente.

Dá pra salvar!

Existem dois truques para recuperar temperos “velhos”. Se eles não estiverem empedrados ou úmidos, você pode fritá-los em um pouco de óleo quente, para liberar os aromas.

Tostar os ingredientes em uma frigideira antiaderente levada ao fogo médio (sem óleo), mexendo sempre, é outra dica. Mas eles devem ser usados logo em seguida.

*Informações Revista Menu


+ Gastronomia