Sua pia entupiu? Veja dicas para conseguir resolver o problema sozinho!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 15 de junho de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem nunca se pegou naquela situação chata de desentupir a pia, não é mesmo? Confira 3 dicas para fazer isso de forma fácil

Desentupir a pia pode deixar de ser um problema com dicas bem simples, mas que funcionam! Foto Shutterstock

 

Tirando o dia para planejar aquela faxina merecida do final de semana? Pois é. Sábado, domingo ou feriados prolongados são os dias oficiais da faxina!

O problema todo é quando acontece alguma coisa que impede a gente de concluir essa tarefa, como desentupir a pia, por exemplo.

Esse é um problema que acontece praticamente em todas as casas brasileiras e que, dependendo da gravidade, dá um trabalhão daqueles para resolver, né?

Agora, não mais! Veja três técnicas interessantes que podem ajudar você a desentupir a pia sozinha. E o melhor: com o que você tem em casa.

Mas lembre-se de manusear esses materiais com calma para não acabar piorando o que já está ruim, tudo bem? Já salva essa matéria por aí e aprenda essas três dicas.

1. Desentupir a pia com sal

Sim, ele mesmo: o sal! Além de ser ótimo para temperar alimentos e dar aquele temperinho na comida, o sal também é uma ótima solução para desentupir encanamentos e sifões.

Para desentupir a pia, é necessário seguir o passo a passo abaixo:

– despeje bastante sal no ralo da pia;
– depois, derrame água fervente no local;
– em seguida, feche o ralo com algo que possa fazer pressão; essa é a hora de usar aquela tampa plástica para impedir que a água desça, mas caso não tenha, um pano de prato bem preso pode ajudar; cuidado para não se queimar, hein?
– deixe agir por um tempo, quando ouvir um barulho, significa que a pia desentupiu; agora só deixar o encanamento parado por uma hora.

2. Desentupir a pia com soda cáustica

Essa é uma opção que exige um pouco mais de cuidado por conta do ingrediente. Além disso, é necessário ter atenção para não piorar ainda mais a situação da pia, ok?

A recomendação é de que esse procedimento seja realizado na parte da noite, assim, a solução pode agir durante um longo período. Ou seja, pela manhã a sua pia estará totalmente desentupida. Confira:

– separe meia xícara de soda cáustica e coloque na pia entupida;
– em seguida, despeje meia xícara de sal;
– depois, coloque uma chaleira de água fervente na pia;
– por fim, só deixar a noite inteira descansando.

E é assim que a sua pia passará a funcionar normalmente!

3. Desentupir a pia com bicarbonato de sódio

Mais um ingrediente coringa da cozinha é o bicarbonato de sódio. Muito utilizado para a limpeza de objetos, ele também pode ajudar você a desentupir a pia da cozinha. Veja como usá-lo para desentupir a pia:

– despeje um copo de bicarbonato de sódio no ralo da pia;
– depois, coloque um copo de vinagre;
– em seguida, adicione a tampa do ralo ou um pano de prato bem preso ao buraco por pelo menos 30 minutos;
– por fim, retire a tampa ou pano e jogue uma chaleira de água quente.

Viu como é fácil e prático desentupir a pia? Caso essas dicas não tenham funcionado, o ideal é procurar por um profissional, tá?

Existem muitos produtos que prometem cumprir essa função, mas que possuem manuseio perigoso. Então é melhor deixar sempre com quem entende do assunto!

*Informações VivaDecora


+ Casa e Decoração