Será que você está se alimentando bem? Veja 5 sinais que o corpo dá

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de dezembro de 2023 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Médicos explicam que os alimentos são importantes para o bem-estar e dão exemplos de como o corpo sinaliza que está se alimentando bem

Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para o bom funcionamento do corpo – foto Freepik

 

A alimentação saudável e balanceada é essencial para o bom funcionamento do corpo. Quando fazemos escolhas pobres em nutrientes, o organismo dá sinais como cansaço, prisão de ventre, mau hálito e desânimo.

Em contrapartida, também existem fatores que indicam quando o cardápio diário está fazendo bem.

Segundo o médico Rodrigo Neves, pós-graduado em Endocrinologia, uma boa alimentação deve conter grãos integrais, proteínas magras, frutas, vegetais, laticínios, gordura saudável e hidratação adequada.

Além de uma dieta balanceada, é importante praticar atividades físicas e ter um sono de qualidade para garantir o bem-estar.

“Em resumo, a jornada começa no prato. Ao adotar uma abordagem consciente em relação à alimentação, é possível colher benefícios que transcendem a estética, influenciando positivamente a vitalidade, saúde mental e qualidade de vida.

“Lembre-se, pequenas mudanças podem resultar em grandes melhorias. Invista na sua saúde, e o seu corpo e mente agradecerão”, destaca Neves.

Confira sinais de que você está se alimentando bem e de forma saudável:

1. Unhas firmes

Unhas firmes e sem manchas podem indicar uma boa saúde nutricional. Elas são feitas principalmente por um tipo de proteína e, por isso, se beneficiam de uma alimentação com boa quantidade do macronutriente.

A deficiência de minerais e vitaminas pode se manifestar como pequenas manchas brancas nas unhas.

2. Mais disposição

De acordo com o médico Christian Aguiar, pós-graduado em Nutrologia, os alimentos funcionam como combustível para o organismo.

“Os carboidratos de qualidade, como os vindos de frutas e legumes, proporcionam maior disposição, bem como proteínas e gorduras saudáveis”, afirma.

3. Cicatrização rápida

Uma cicatrização rápida é outro possível indicativo de bem-estar nutricional. As vitaminas das frutas, proteínas das carnes e ácidos graxos ômega-3 de peixes proporcionam a reparação de tecidos, renovação celular e o estímulo de colágeno. O conjunto dos fatores resulta em uma regeneração mais eficaz.

4. Cabelo brilhante

“A saúde capilar está diretamente ligada à dieta. Proteínas, vitaminas, água e gorduras saudáveis desempenham papéis fundamentais na estética”.

“Escolhas alimentares sábias podem contribuir para cabelos mais saudáveis e brilhantes”, afirma Neves.

5. Memória boa

O ômega-3 de peixes, as substâncias antioxidantes e vitaminas das frutas, os carboidratos complexos e a hidratação contribuem para a saúde cerebral e, consequentemente, para uma boa memória.

Os compostos evitam o estresse oxidativo, que é capaz de envelhecer o cérebro.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição