Saiba qual é o fruto popular que ajuda a controlar a pressão alta

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de janeiro de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um estudo sugere que uma fruta fácil de ser encontrada nos supermercados pode ajudar na prevenção e controle da pressão alta

Pesquisadores descobriram que um fruto é capaz de ajudar a controlar a pressão alta – foto Freepik

 

Uma ótima notícia para os apaixonados por tomate. Um estudo publicado na European Journal of Preventive Cardiology, descobriu que a fruta pode ajudar na prevenção e controle da pressão alta.

Segundo o artigo, os tomates são ricos em potássio, um nutriente conhecido por ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuindo os efeitos do sódio no organismo.

Além disso, desempenha papel fundamental “em alimentações saudáveis para o coração”. “Eles são uma parte importante de algumas das melhores dietas, incluindo a mediterrânea”, disse Rosa Maria Lamuela- Raventos, coautora do estudo à Health.

A pesquisa usou mais de 7 mil adultos espanhóis com alto risco de doença cardiovasculares. Eles responderam questionários sobre o estilo de vida e hábitos alimentares, incluindo o consumo da fruta.

Os pesquisadores também acompanharam a ingestão diária, o que incluía também produtos à base de tomate, como molhos.

As porções foram categorizadas em quatro grupos de consumo: mais baixo (44 gramas), intermediário (44 a 82 gramas), intermediário superior (82 a 110 gramas) e mais alto ( maior que 110 gramas).

Uma associação significativa foi observada no grupo de consumo mais alto. Quem ingeriu mais a fruta diminuiu o risco de pressão alta em 36%.

O cardiologista da NYU Langone Health, Gregory Katz explicou que há uma “grande quantidade de dados que sugerem que uma maior ingestão de potássio leva à redução da pressão arterial”.

“Não está claro se isso ocorre porque a ingestão de potássio é um indicador de uma dieta saudável em geral ou porque a ingestão é um bom indicador de uma dieta com baixo teor de sódio ou se ele por si só é tudo o que importa”, avaliou.

Além do potássio, o portal especializado em saúde explica que o tomate também é uma boa fonte de licopeno — um carotenóide que apresenta vários benefícios para o sistema cardiovascular, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antiaterogênicos e antiplaquetários.

A pesquisa mostra que essas características também conferem ao licopeno propriedades anti-hipertensivas significativas.

*Informações Metrópoles


+ Ciência