Saiba qual é a melhor hora e tamanho certo da 1ª xícara de café do dia

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 14 de janeiro de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com especialistas, a cafeína, na quantidade e no horário correto, pode trazer benefícios para a saúde

Para aproveitar todos os benefícios da cafeína, existe hora certa e quantidade para consumir durante o dia – foto Arquivo

 

Uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café faz parte da rotina de grande parte da população mundial.

O líquido não é prejudicial para a saúde — desde que na quantidade e no horário certos para aproveitar todos os benefícios da cafeína.

O Food And Drug Administration (FDA), agência de vigilância sanitária dos EUA, recomenda que não se ultrapasse o máximo de 400 miligramas de cafeína por dia, dose que representa cerca de quatro xícaras (240 ml) de café.

A gastroenterologista Astrid Nehlig, do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, conta que a cafeína começa a agir no organismo cinco minutos depois da bebida ser ingerida e atinge um pico de meia hora a duas horas depois, a depender do metabolismo.

A ingestão deve ser planejada ao longo do dia, já que grandes quantidades do estimulante podem levar a um aumento da frequência cardíaca, episódios de dor no estômago, insônia e ansiedade.

O ideal, segundo Astrid, é manter as doses em cerca de 100 a 150 miligramas de cafeína como máximo por vez. Isso corresponde a cerca de 200 ml de café coado e 50 ml do expresso.

A hora certa para começar

Especialistas recomendam tomar a primeira xícara de café apenas uma hora e meia depois de acordar, idealmente após as 9h30 e antes das 11h.

O café é um estimulante do cortisol, o chamado hormônio do estresse. Ao acordar, temos altos níveis deste hormônio e ingerir a infusão pode dobrar a dose e afetar o organismo.

“Embora sejam úteis para acordar, os níveis elevados de cortisol estimulados pela bebida também podem ser prejudiciais”.

“Ao tomar a infusão depois de despertar, você cria uma resposta desnecessária ao estresse no corpo”, explica a nutricionista americana Amanda Maucere em entrevista ao Daily Mail.

Benefícios do café

Em uma pesquisa de 2022 publicada na revista Nutritions, a equipe de Astrid indica que a bebida estimulante pode ser uma aliada da saúde.

“O café leva a uma secreção gástrica ácida, reduzindo o risco de cálculos biliares e estimulando a movimentação do intestino, além de diminuir o risco do carcinoma hepatocelular”.

“Há, no entanto, associações com o refluxo e com as úlceras — por isso, o consumo deve ser feito com cuidado”, defende a gastroenterologista.

A hora certa para terminar

Por seus conhecidos efeitos para cortar o sono, o café também deve ter um horário para deixar de ser ingerido.

Idealmente, a última xícara deve ser tomada seis horas antes de dormir para que os estimulantes não continuem no organismo na hora do descanso.

*Informações Metrópoles


+ Bem-estar