Saiba a verdade sobre quantas vezes os cabelos devem ser lavados por semana!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 18 de junho de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas dizem que não há uma resposta única para a frequência com que você deve lavar o cabelo

Será que existe uma frequência ideal para lavar os cabelos? Foto Freepik

 

Um relatório sobre um produto químico causador de câncer sendo detectado em alguns xampus secos pode ter levado você a repensar sua rotina de cuidados com os cabelos.

Mas os especialistas dizem que não há uma resposta única para a frequência com que você deve lavar o cabelo – ou o que você pode fazer para mantê-lo nos dias de folga.

“Algumas pessoas simplesmente pensam que precisam lavar o cabelo todos os dias ou vão ficar com o cabelo muito oleoso”, disse o médico Anthony Rossi, dermatologista assistente do Memorial Sloan Kettering Cancer Center na cidade de Nova York e membro do Associação da Academia Americana de Dermatologia.

“Se eles se derem uma chance, podem ver que na verdade não têm aquele couro cabeludo ou cabelo oleoso”.

E, por outro lado, eles podem não tolerar ir muito tempo ou com pouca frequência porque sentem que seu couro cabeludo fica muito oleoso.

A frequência com que você deve limpar as madeixas depende de vários fatores, incluindo tipo e estilo de cabelo, quão oleoso seu couro cabeludo tende a ficar e seus níveis de atividade.

“É uma espécie de esforço pessoal,” completou Rossi.

Lavar com muita frequência pode secar e deixar o cabelo opaco, enquanto o acúmulo de óleo por não lavar o suficiente também pode causar odor e descamação.

Veja como descobrir o que funciona para você

Quando lavar

Rossi geralmente diz a seus pacientes que eles devem lavar o cabelo uma ou duas vezes por semana.

Mas se você fez tratamentos químicos que podem deixar seu cabelo mais seco – como clareamento, permanentes ou relaxantes – você pode querer lavá-lo menos de uma vez por semana para evitar cabelos quebradiços ou com pontas duplas, disse ele.

Se o seu couro cabeludo for muito oleoso, pode ser necessário lavá-lo uma vez por dia, de acordo com o site da American Academy of Dermatology Association.

Sua idade também pode desempenhar um papel importante nessa questão.

“Durante a puberdade, temos esse aumento de hormônios e, portanto, as glândulas sebáceas podem aumentar. É uma razão pela qual as pessoas têm acne na adolescência”, disse Rossi.

As crianças podem ter couro cabeludo mais oleoso durante a puberdade, então lavar o cabelo com mais frequência pode ser útil, acrescentou.

Nosso couro cabeludo produz menos óleo à medida que envelhecemos, de acordo com a associação. Seu cabelo pode ser mais propenso a secar ou quebrar se for cacheado ou crespo, explica a entidade.

Lavá-lo com muita frequência pode agravar isso, então cabelos grossos e cacheados geralmente não precisam ser lavados diariamente ou mesmo semanalmente.

Mas você deve lavá-lo pelo menos a cada duas ou três semanas para manter o couro cabeludo e o cabelo limpos e saudáveis.

O que fazer entre as lavagens

Os cuidados com o cabelo e o couro cabeludo não acontecem apenas no banho. Entre as lavagens, você pode fazer certas coisas para manter sua limpeza e aparência – e protegê-la de danos.

“Acho importante sim a higiene do couro cabeludo. Assim como a higiene da barba, você quer cuidar da pele que está por baixo”, disse Rossi. “Cuide dele e penteie. Isso solta as células mortas da pele, os detritos. Você pode molhá-lo, se puder.

“Pelo menos massagear a pele do couro cabeludo também ajudará a soltar os detritos. Então não precisa necessariamente lavar com xampu propriamente dito, mas mantê-lo limpo ajuda muito”, acrescentou Rossi.

“Você também pode usar coisas como condicionador leave-in ou óleos para o couro cabeludo que ajudam a nutrir e hidratar o couro.

“Se você suar regularmente devido ao exercício, não precisa lavar o cabelo toda vez, a menos que haja um crescimento excessivo de bactérias ou seu cabelo ou couro cabeludo comece a cheirar mal”, disse Rossi.

Você pode enxaguá-lo com água, se quiser. A maioria dos shampoos secos foi considerada segura para o cabelo, mas não confie neles com frequência, disse Rossi.

“Se você é super oleoso, é bom em uma pitada. Mas se você quer lavar isso. Você não quer acumular isso no couro cabeludo também. Se você notar excesso de óleo ao redor da linha do cabelo, pode limpá-lo com papéis absorventes cosméticos, acrescento o médico.

Se você nadar em uma piscina com o cabelo exposto à água, o cloro pode deixá-lo seco e quebradiço.

Proteja o cabelo molhando-o e condicionando-o previamente, usando uma touca de natação confortável e, logo em seguida, repondo a umidade perdida com xampu e condicionador profundo especialmente formulados para nadadores, de acordo com a American Academy of Dermatology Association.

Se você está enfrentando problemas intermináveis com seu couro cabeludo ou cabelo – como caspa, queda de cabelo ou cabelos quebradiços – você deve consultar um dermatologista certificado que trate as condições nessas áreas, disse Rossi.

*Informações CNN