Quer saber a que altura uma criança pode chegar? Especialistas dão os caminhos

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 10 de agosto de 2023 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É possível saber a que altura as crianças poderão chegar, em um cálculo simples e eficiente

É possível saber a que altura as crianças poderão chegar, em um cálculo simples e eficiente

A previsão da altura da criança depende de vários fatores, podendo estar relacionada com os genes dos pais, hábitos diários de alimentação, prática de atividade física, horas de sono e situações de saúde, ou seja, presença de alguma condição que pode limitar o crescimento da criança.

Por isso, segundo matéria do site Tua Saúde – WWW.tuasaude.com.br – para calcular a altura estimada da criança pode-se utilizar uma fórmula matemática simples, que leva em consideração a altura da mãe e do pai, além do gênero da criança.

Outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é dobrando a sua altura, por volta dos 2 anos de idade, já que, por volta dos 24-30 meses de idade, é atingida metade da estatura final.

Para facilitar os cálculos, siga a seguinte regra matemática:

• Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros – 13) / 3

Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) / 2

Estimativa

É importante ter em mente que os resultados fornecidos pelas fórmulas representam uma estimativa, de forma que na vida adulta a pessoa pode ser mais sou menos alta.

Para garantir que o crescimento e desenvolvimento da criança está acontecendo normalmente, é indicado que o pediatra seja consultado periodicamente.

É também importante levar em consideração que essas fórmulas são baseadas apenas na estatura dos pais.

Outras formas

Existem fórmulas mais complexas que incluem a medição da altura do joelho ou da perna, por exemplo, cujas medições e cálculos devem ser realizados por um nutricionista ou pediatra e podem ser fornecer resultados mais exatos.

Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade.

Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.

Esta estimativa de altura para crianças, é usada por muitos pediatras, sendo conhecida como estatura alvo, mas considera apenas a altura dos pais.

Porém, existem outros fatores que podem interferir na altura, como a genética, a alimentação, a saúde, a qualidade do sono, o desenvolvimento e a postura.

O que fazer para criança ser mais alta

Para que a criança possa crescer saudável e ser mais alta, pode-se adotar estratégias simples, como ter uma boa alimentação, rica em legumes, verduras, frutas, grãos e cereais, porque assim o corpo recebe os nutrientes necessários para produzir o hormônio do crescimento.

Além disso, dormir bem também contribui para o crescimento, porque é durante o sono que este hormônio é produzido e liberado.

Colocar a criança para fazer qualquer atividade física também pode ser útil para que ela tenha músculos e ossos mais fortes, além de uma boa postura corporal, o que também influencia o seu crescimento.

Quando é que a baixa estatura é um problema de saúde

Se o pediatra verificar que a criança está tendo uma restrição de crescimento, possui nanismo ou alguma outra síndrome que tenha como característica a baixa estatura, pode ser recomendado fazer um tratamento com o hormônio do crescimento (GH), que é administrado em forma de injeção, uma vez por dia.


+ Bem-estar