Quer melhorar seu estado mental? Veja quais são as 4 frases que você deve evitar!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 27 de agosto de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudar as palavras que você usa ao falar com outras pessoas – e com você mesmo – pode transformar a forma como encara desafios

As palavras têm um efeito poderoso em nossas emoções e função cerebral – foto Freepik

 

As palavras que usamos têm um efeito poderoso em nossos pensamentos, emoções e função cerebral. É o que afirma o neurocientista Josh Davis.

Segundo ele, inclusive, essa relação vai muito além de conversar com outras pessoas: impacta a maneira como uma pessoa fala consigo mesma.

Ou seja, mudar as palavras que você usa pode transformar a maneira de encarar desafios, além impulsionar o sucesso.

Um artigo publicado na Inc. lista algumas dicas do neurocientista sobre frases que podem ser trocadas para melhorar seu estado mental. Confira:

1. Mude “precisamos de uma decisão” para “precisamos decidir”

Usar verbos em vez de substantivos é muito poderoso, segundo Davis. Isso porque os verbos demonstram ação, mudando a forma como seu cérebro reage à frase — assim como as pessoas que escutam.

“Precisamos de uma decisão” é um exemplo de expressão menos efetiva. “Uma decisão não é realmente algo. Decidir é uma ação com muitas etapas”, diz o autor.

Da mesma forma, trocar “precisamos de melhorias” por “precisamos melhorar” força você a considerar algumas questões importantes. Por exemplo, o que especificamente precisa melhorar e como esse objetivo será atingido.

2. Mude “Não posso” para “Talvez eu faça isso”

“Eu simplesmente não posso fazer isso”. Esta é uma frase que grande parte das pessoas já disse. Uma boa troca, segundo Davis, é optar por “Talvez eu possa fazer isso”.

Outra possibilidade é “será difícil fazer isso” — o que já indica que não será impossível. Diante dessa situação, você pode se perguntar: “O que está me impedindo de fazer isso?”

3. Mude “Eu não deveria” para “O que aconteceria se eu fizesse?”

“Deveria” ou “não deveria” são expressões que carregam vergonha. Em vez de usá-las, o autor sugere perguntar: “O que aconteceria se eu realmente fizesse isso?”

Ao fazer isso, você consegue imaginar onde iria chegar e pode decidir se deve fazer isso diante das possíveis consequências. Não é sobre fazer algo ou não, mas sobre mudar a afirmação de maneira a “reiniciar o processo de pensamento”.

4. Mude “Eu não deveria ter feito isso” para “Estou triste com isso”

“Eu não deveria ter feito isso” ou “se eu tivesse feito aquilo” também são frases que podem carregar vergonha, diz Davis.

Entretanto, o passado não pode ser mudado. Dizer que está triste com uma situação é uma forma de se afastar do arrependimento para chegar à aceitação.

*Informações Pequenas Empresas, Grandes Negócios


+ Comportamento