Quem não come carne também tem opções para a ceia; confira sugestões aqui

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 31 de dezembro de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nem todo mundo curte leitoa, tender e outras guloseimas, mas tem opções para todos os gostos na ceia

Vegano

Nem todo mundo curte leitoa, tender e outras guloseimas, mas tem opções para todos os gostos na ceia

Ano Novo é uma festividade celebrada no mundo todo para marcar o início de um novo ano. É um momento de celebrar a união, o respeito, o amor e a esperança para a realização de sonhos e de metas.

Além disso, a ceia de Ano Novo, que acontece na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro é o momento ideal para agradecer por toda a fartura e pela possibilidade de nos alimentarmos ao lado de quem mais amamos.

Em geral, a ceia é composta por um tipo de carne e por acompanhamentos para esse prato, que podem incluir arroz, lentilha, cereais, batatas, molhos e frutas.

Ainda que essa seja uma tradição seguida por muitas pessoas, existem outras possibilidades. Com a ascensão dos movimentos vegetariano e vegano, o consumo de carne está sendo reduzido até mesmo em datas comemorativas, ou pelo menos o surgimento de novas opções.

A tomada de consciência sobre os nossos hábitos de alimentação e sobre a indústria da carne, no entanto, não são sinais de que a ceia de Ano Novo não será comemorada de acordo com a tradição. A carne continua em alta e o churrasco segue em evidência.

Veganos e vegetarianos

Ao entrar em contato com o vegetarianismo e com o veganismo, é possível conhecer uma variedade maior de alimentos que podem substituir a carne do prato principal da ceia.

No caso do vegetarianismo, a alimentação não deve conter qualquer tipo de carne (vermelha, branca, suína, de peixe).

Para o veganismo, que é um passo além do vegetarianismo, qualquer alimento de origem animal deve ser evitado, o que inclui carnes, ovos, leites, mel e derivados desses produtos.

É importante ressaltar que todo alimento vegano é também vegetariano, mas nem todo alimento vegetariano é também vegano.

O que pode parecer impossível para as pessoas que ainda não aderiram a algum desses movimentos já é uma realidade para outras.

É possível fazer uma ceia saborosa e completa sem alimentos que são provenientes de animais. A seguir, você vai conferir algumas receitas para fazer nessa data especial. Que tal começar o ano experimentando uma refeição vegetariana ou vegana?

Veja sugestões no vídeo a seguir:


+ Bem-estar