Quatro dicas para ajudar quem sofre com cabelos oleosos. Confira aqui

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de março de 2016 às 17:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns truques no momento de lavar as madeixas já podem fazer a diferença para controlar a oleosidade

​Você sofre com os cabelos oleosos? Lava os cabelos em um dia e no outro eles já estão sujos de novo? Essa condição é muito incômoda, uma vez que compromete a aparência dos fios, dando a impressão de sujeira, além de uma textura úmida.

Esse problema pode acontecer por diversos fatores, desde uma característica genética, uma condição adquirida devido à regularidade na higiene, uso inadequado de produtos capilares, até a exposição a ambientes úmidos, com alto teor de vapores de gordura.

Entretanto, para não sofrer com esse mal, algumas dicas podem ajudar a equilibrar a oleosidade e diminuir o incômodo.

Confira quatro truques fáceis que podem ajudar a diminuir o problema.

1) Lave os cabelos em dias alternados 
Quem tem cabelo oleoso não pode descuidar da rotina de lavagem dos fios. Lavar pouco aumenta a oleosidade e vezes demais pode ter o mesmo efeito. É melhor lavar os cabelos em dias alternados. Não é indicado ficar dois ou três dias sem lavar ou lavar três vezes ao dia.

2) Evite banhos muito quentes 
A água quente pode gerar um maior ressecamento da pele e couro cabeludo e acabar estimulando as glândulas a produzirem mais oleosidade. Por isso, a recomendação dos especialistas é que a pessoa tome banho com a água morna, o mais fria que conseguir.

3) Não use creme sem exague Uma das possíveis causas da oleosidade são os resíduos que ficam nos cabelos e podem gerar a proliferação de fungos, aumentando a quantidade de sebo no local. O uso de condicionador em excesso, ou de cremes sem enxague, geram alguns destes resíduos que podem ajudar a obstruir os poros de saída das glândulas na região do couro cabeludo, que quando não são retiradas corretamente podem evoluir para um quadro de dermatite. Além disso, como essas glândulas não são obstruídas de forma homogênea, isso pode fazer com que as glândulas que não estão com a sua saída obstruída produzam mais óleo para suprir a ausência das demais, o que acaba aumentando a oleosidade.

4) Invista em produtos específicos Utilizar shampoos próprios para cada tipo de cabelo não é um mito ou frescura. Isso ajuda muito a melhorar alguns aspectos dos fios e pode ser um grande aliado no combate à oleosidade. Aposte em produtos com essa função.

Se essas ideias não ajudarem, procure a ajuda de um médico dermatologista para um tratamento específico.