Um dos pratos mais amados em todo o mundo, o pudim surge em uma versão que surpreende o paladar
Pudim é uma das sobremesas mais apreciadas em todo o mundo, principalmente o de leite. Mas essa receita de pudim de tapioca mostra que é possível se apaixonar várias vezes por diferentes versões da sobremesa. Porque então resistir?
Este pudim vai ao forno e em banho maria.
Método tradicional para deixar ele super cremoso.
Não pule a etapa de hidratar a tapioca granulada ou terá bolinhas tenras no seu pudim, paciência é um dos segredos para o pudim perfeito!
PUDIM DE TAPIOCA
Pudim feito com tapioca granulada da forma tradicional, o que deixa este pudim todo cremoso!
INGREDIENTES
2 xícaras (de chá) de leite,
200 ml de leite de coco,
1 xícara (de chá) de tapioca granulada,
1 xícara (de chá) de açúcar,
4 ovos em temperatura ambiente,
1 lata de leite condensado,
Fitas de coco ou coco ralado para decorar.
MODO DE PREPARO
Pré aqueça o forno em 180°C e em uma tigela, misture o leite, o leite de coco e a tapioca granulada, deixe a tapioca hidratando por 1 hora,
Adicione o açúcar em uma forma de pudim e com a mão protegida por uma luva de forno leve a forma ao fogo baixo para derreter o açúcar, vá virando a forma para que o caramelo cubra todo o fundo,
No liquidificador, bata o leite condensado e os ovos,
Adicione no liquidificador a tapioca e o leite que estava hidratando e bata um pouco clicando no pulsar,
Despeje essa mistura na forma caramelizada, cubra com papel alumínio e asse em banho-maria (banho maria: Coloque a forma de pudim dentro de outra assadeira com água quente. Para não se queimar transferindo a forma com água quente ao forno, leve a assadeira com a forma de pudim até a grade do forno, com as mãos protegidas pela luva de forno adicione a água quente na assadeira) no forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora,
Retire do forno e deixe esfriar por completo antes de guardar na geladeira, leve a geladeira até o pudim gelar,
Na hora de desenformar, aqueça o fundo da forma na boca do fogão e desenforme o pudim de tapioca no prato de servir, confeite o pudim com as fitas de coco e sirva!