Projeto ‘Cuidar-se’ do Sesc Ribeirão ensina exercícios ao vivo para fazer em casa

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de junho de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na pandemia, toda terça-feira, às 16h30, pelo YouTube, os educadores incentivam atividades e hábitos saudáveis usando objetos que se tem em casa

Projeto promove qualidade de vida e ensina pessoas de todas as idades a se movimentar e manter hábitos saudáveis

 

Sabia que é possível fazer exercícios físicos com materiais que você tem em casa como vassoura, garrafa, cadeira e almofada?

Na pandemia, o Sesc Ribeirão Preto promove qualidade de vida com o projeto “Cuidar-se”, que ensina pessoas de todas as idades a se movimentar e manter hábitos mais saudáveis.

As aulas ao vivo são toda terça-feira, às 16h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao).

Criado na pandemia, com a finalidade de fomentar a interação social – mantendo virtualmente o relacionamento e o afeto com os alunos idosos dos cursos esportivos, que ainda não podem retornar para as atividades presenciais na unidade -, o projeto “Cuidar-se” promove as aulas “Exercitando-se em Casa”, toda terça-feira, das 16h30 às 17h10, ao vivo.

Os educadores propõem exercícios fáceis para pessoas de qualquer idade realizar, utilizando materiais como cabos de vassoura, toalhas, almofadas, cadeiras, bolinhas de papel, entre outros.

“É um momento de conversa, onde podemos tirar dúvidas e também saber se o colega está bem”.

“E quando alguém diz que está sentindo alguma dor ou dificuldade pra realizar o exercício nós já propomos uma adaptação no mesmo momento, em tempo real”.

“As atividades abordam temáticas relacionadas à saúde integral, com o objetivo da criação de novos hábitos e o compartilhamento de informações.  O foco é cuidar de si, cuidar do outro, cuidar do ambiente e das relações sociais”, diz Tatiana Merino Vizu, educadora em atividades físico-esportivas do Sesc Ribeirão.

Os exercícios e as dicas dos profissionais são gratuitos, úteis para todas as idades e sem contraindicação.

“A prática de atividades físicas promove diversos benefícios: fortalece o sistema muscular, melhorando a disposição e permitindo realizar as tarefas diárias sem dores e muito cansaço. Por consequência garante mais autonomia aos praticantes, além de auxiliar a ter uma tranquila noite de sono”, diz Tatiana.

Até novembro, toda última sexta-feira de cada mês, às 16h30 (exceto julho), também acontecem bate-papos ao vivo com profissionais de esportes, saúde e nutrição, terapia ocupacional, educação física, falando sobre diversos assuntos que agregam novos hábitos e valores à vida dos praticantes.

 

SERVIÇO

 ‘Exercitando-se em Casa’

Aulas ao vivo para manter-se em movimento e melhorar sua mobilidade, força, flexibilidade, atenção, ritmo e coordenação, utilizando elementos do dia a dia como cabos de vassoura, toalha, cadeira, bolinha de papel, garrafas, entre outros.

Data: todas as terças-feiras / Horário: 16h30

Nesta semana (29/06) – Mobilidade e Alongamento

Educadores: Daniela e Rodrigo

Material p/ aula: colchonete e cabo de vassoura

Link de acesso: YouTube.com/sescribeirao

Todo o conteúdo permanece gravado para ser acessado quando quiser.


+ Bem-estar