Primos do Whey: Saiba o que são maltodextrina, creatina, BCAA e glutamina

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de setembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uso de suplementos alimentares só deve ser feito sob orientação médica ou de nutricionista. No caso da glutamina, vai um alerta: é placebo e desperdício de dinheiro

Suplementos como whey protein, creatina e outros, podem ajudar na performance de um treino mais intenso – foto Freepik

 

O whey protein é o suplemento mais famoso, mas há uma lista de “primos” deste composto que também prometem dar uma ajudinha no “shape” e na resistência durante os treinos. Mas vale a pena tomar? Tem algum risco? E, se o whey não é “pó mágico”, o que resta para seus parentes próximos?

Assim como o uso isolado do whey não garante resultados, o mesmo vale para creatina, maltodextrina e BCAA, que podem até ser úteis em alguns casos, mas jamais devem ser consumidos sem orientação médica ou de nutricionista.

A glutamina é um caso à parte: apesar de ser vendida em lojas especializadas no segmento, é um verdadeiro desperdício de dinheiro.

De acordo com Ricardo Oliveira, membro do Departamento de Endocrinologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), são levados em conta, na hora da prescrição, o regime de treinamento físico e a dieta a ser seguida.

O médico nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, diretor do Departamento de Nutrologia Esportiva da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), diz ainda que a suplementação pode também ser recomendada até para atletas crianças ou pré-adolescentes e adolescentes, mas para ajustar a dieta.

“Em geral, a partir dos 10 ou 12 anos de idade. É uma situação individual que acontece para corrigir defeitos no plano alimentar, como deficiência calórica”, afirma.

Maltodextrina

O que é? É um carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, tem absorção rápida e leva a um pico de glicose (sinônimo para açúcar) na corrente sanguínea.

Para que serve? É uma fonte de obtenção de energia de maneira rápida e eficiente, permitindo que o atleta consiga completar exercícios de longa duração.

Para quem é recomendada? Para praticantes de treinos de resistência com duração superior a uma hora, como atletas de triathlon.

“Carro que corre é carro que bebe. Assim é o corpo humano. Por isso, a maltodextrina funciona para quem passa mais de uma hora treinando”, diz Henrique Carreira, nutricionista pós-graduado em nutrição esportiva.

O que acontece se consumida em excesso? Por gerar um aumento da produção de insulina, causada pelos picos de glicose após sua ingestão, a maltodextrina não é recomendada para diabéticos.

Creatina

O que é? É um composto de aminoácidos que está presente nas fibras musculares. Para conseguir um melhor resultado e performance, é preciso uma grande quantidade desses aminoácidos.

No entanto, é inviável conseguir o nível adequado somente por meio da alimentação – daí a necessidade de suplementação.

“Precisaria consumir 1kg de carne por dia para manter a saturação. Então, tem que tomar todos os dias, de 3 a 5 gramas”, explica Henrique Carreira.

Para que serve? Para aumentar a resistência aos exercícios de repetição, uma vez que a creatina fornece um aporte rápido de energia.

“Isso permite que a pessoa consiga fazer um treinamento mais intenso e mais duradouro”, fala Ricardo Oliveira, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Para quem é recomendada? Para quem faz exercícios do tipo “stop and go”, que envolve uma série de pequenas paradas e explosões, como musculação, futebol, treinamento funcional, crossfit, natação, atletismo de curta duração, levantamento de peso e lutas.

O que acontece se consumida em excesso? Como todos os outros suplementos, a creatina é muito segura, mas uma superdose pode causar cãibras e diarreia, além de sobrecarga do fígado e rins.

BCAA

O que é? A sigla significa Branched Chain Amino Acids, ou seja, Aminoácidos de Cadeia Ramificada. São eles: leucina, isoleucina e valina.

Para que serve? Também encontrados na proteína do soro do leite (o whey protein), esses aminoácidos atuam na síntese proteica muscular, auxiliando no ganho de massa magra.

Para quem é recomendada? Para quem busca ganho de massa magra, mas não faz uso da proteína do soro do leite. Isso porque o whey por conta própria já contém todos os aminoácidos essenciais para esse objetivo.

“Tomar Whey e BCAA é chover no molhado. Rasgar dinheiro. Ou usa só BCAA ou só o whey, porque o whey está cheio de BCAA na fórmula”, afirma Carlos Alberto Werutsky, nutrólogo

O que acontece se consumido em excesso? Pode alterar os níveis de glicose no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares para quem já tem predisposição genética.

Glutamina

Ainda de acordo com o endocrinologista Ricardo Oliveira, os estudos que observaram a glutamina em um contexto de melhora da imunidade não mostraram uma vantagem dela sobre o placebo.

Esse suplemento é costumeiramente vendido como um recurso para melhorar a saúde intestinal e, potencialmente, a imunidade, mas não há benefícios comprovados de sua eficácia e o uso não é recomendado.

Ou seja, insistir em consumi-la é desperdício de dinheiro.

*informações G1


+ Boa Forma