‘Prévia do PIB’ supera expectativas com alta de 1,14% em junho. Será que agora vai?

  • Robson Leite
  • Publicado em 14 de agosto de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Resultado surpreendeu o mercado que, apesar de otimista com a recuperação do setor de serviços, não esperava que alta fosse alcançar 1%

A atividade econômica voltou a avançar, registrando alta de 1,14% em junho, ante mês anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira (13).

O resultado surpreendeu o mercado, que, apesar de otimista com a recuperação do setor de serviços, não esperava que alta fosse alcançar 1%. A mediana das projeções ficava em torno de 0,55%.

No primeiro semestre, o IBC-Br, visto pelo mercado como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), acumula alta de 7,01%. Já na comparação com junho de 2020, o avanço do indicador foi de 9,07%. Em 12 meses, alta é de 2,33%.

Para o ano, as projeções do mercado financeiro e do governo convergem indicando que a economia deve crescer em torno de 5,3%.

Ajuda de serviços

Os serviços ajudaram no resultado. O setor mostrou crescimento de 1,7% em junho, conforme dados divulgados pelo IBGE na quinta-feira (12).

Esse movimento vem conforme a reabertura da economia fica mais forte, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente maior circulação de pessoas nas ruas.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2021 é de alta de 4,6%.

No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira, dia 9, a projeção é de alta de 5,30% para o PIB em 2021. O Focus reúne as estimativas dos economistas do mercado financeiro.

(Com informações do Estadão Conteúdo, via CNN Brasil)


+ Economia